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Universidade Federal do Rio Grande - FURG

PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração FURG

Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC

PPG

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PPG

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Sem categoria

  • 10/08/2023
    15h37
    Notícia

    Página Inicial

    PPGA
      Edital Mestrado 2025-2
        Edital Doutorado 2025-2

          Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (PPGA/FURG) 

          Área de Concentração – Gestão Organizacional

          A área de concentração é caracterizada pelo desenvolvimento de pesquisas para a produção de conhecimentos em Administração como suporte ao estudo das organizações (públicas, privadas e terceiro setor), às interações entre as organizações e seu ambiente, e às diferentes tecnologias e ferramentas utilizadas para a gestão.

          mestrado2

           

          Linhas de Pesquisa

          1. Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial - Os estudos vinculados à esta linha de pesquisa envolvem investigações realizadas com vistas à análise das organizações, às oportunidades de marketing e gestão de pessoas, a partir de diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas, tratando de temas como: estudos organizacionais, gestão social, relações de trabalho, gestão de pessoas, competências e aprendizagem organizacional, empreendedorismo, gestão do turismo, marketing, estratégia e finanças.

          2. Gestão da Tecnologia e Inovação - Os estudos vinculados à esta linha de pesquisa envolvem diferentes tecnologias, procedimentos e ferramentas aplicadas ao desenvolvimento e à gestão das organizações, envolvendo temas como: gestão da Tecnologia da Informação (TI), gestão da inovação, gestão do conhecimento, processo decisório e apoio à tomada de decisão, controle gerencial, operações logísticas e processo de inovação na cadeia produtiva. São considerados escopos dessa linha também a discussão de pesquisas e de práticas sobre a concepção, avaliação e implementação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental

          Agenda
          acesse a agenda completa
          Últimas Noticias

          Disciplinas e Horários 2025-2

          Tradutores/Interpretes de Libras realizam oficina na 16ª MPU

          Lançamento de livro na 123ª edição da Feira do Livro

          Semana Nacional do Livro e da Biblioteca oferece diversas oficinas

          PET Conexões de Saberes divulga edital para seleção de bolsistas

          acesse a lista completa
           
        • 01/11/2018
          09h57
          Notícia

          Contato

          Coordenação

          Endereço:
          FURG - Universidade Federal do Rio Grande
          ICEAC - Instituto de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis
          Programa de Pós-Graduação em Administração
          Av. Itália, Km 8, s/n
          Rio Grande
          Rio Grande do Sul
          96201-900
          Brasil 

          Localização:
          Pavilhão Administrativo - ao lado do pavilhão 4
          Rio Grande / Campus Carreiros – FURG, RS/Brasil

          Coordenador:  Prof. Guilherme Costa Wiedenhöft - E-mail: wiedenhoft@furg.br 
          Coordenador Adjunto: Prof. Guilherme Lerch Lunardi - E-mail: gllunardi@furg.br  

          E-mail da Coordenação - ppga.coordenacao@furg.br
          Secretaria: Paula Marca Antunes e Tatiane Roldão Bastos - E-mail: iceac.posgraduacao@furg.br
          Telefone: (53)3293-5399

          Horário de funcionamento: manhã e tarde
           

          Contate Contato

          Campo obrigatório

          Campo obrigatório

          Campo obrigatório

          Campo obrigatório

        • 03/10/2017
          13h35
          Notícia

          Revistas

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        • 03/10/2017
          13h34
          Notícia

          Discentes - Mestrado

          Turma 2025/1
          1. ALDEMI SILVEIRA LEON
          2. CAROLINE CARDOSO PEREIRA
          3. CASSIANO OLIVEIRA DA MOTTA
          4. CRISTIAM TOMAZELLI
          5. DANIELA SILVA DA SILVEIRA
          6. DIEGO FARIAS BARBOSA
          7. DOMINGOS XAVIER ANIBAL
          8. ELIANE DA SILVA GARIBOTTI
          9. ILDA CONCEIÇÃO DA COSTA VENÂNCIO
          10. JOANA CECY BRANCO MICHAELLO
          11. JÚLIA CRISTINA KALICKI QUIROGA
          12. MÁRCIO RODRIGUES ROCHA
          13. MARÍA CECILIA GULARTE RODRIGUEZ
          14. RODRIGO CARDOZO MARTINS
          15. SIMONE SILVA PORTO MACHADO

          Turma 2024/1
          1. EDUARDO BARBOSA MORAES
          2. GABRIEL GUERRA BRAGA PEREIRA
          3. GUILHERME GOULARTE OLIVEIRA
          4. JOSUE JUAN VILLALTA CABALLERO
          5. LETICIA CAROLINE SOUZA DE LIMA
          6. LETÍCIA SIMÕES SIQUEIRA
          7. MÁRCIO RODRIGUES ROCHA
          8. PALOMA SOUZA DA SILVA
          9. ROGÉRIO DA LUZ SILVA
          10. SILVIA GRISOLFI MONTEIRO DA ROCHA
          11. TIAGO SCHWARTZ DOS SANTOS

          Turma 2023/2
          1. BRUNO MESQUITA PINTO
          2. CRISTINE FRARE MORAES
          3. EMANUEL JOSÉ GROSS
          4. GUILHERME DE OLIVEIRA RODRIGUES
          5. PAOLA DA SILVA BRITO
          6. PAULO ANDRÉ DA SILVA CORRÊA
          7. REGIS ALFREDO WEBER
          8. THEODORA LUCAS HOLZ

          Turma 2023/1
          1. CATHERINE SANTOS SALOMÃO
          2. EDUARDA DA ROSA PORTO
          3. JEFERSON MESQUITA SIGALES
          4. MATEUS SANTANA CORRÊA
          5. MIGUEL LUCAS DOS SANTOS YAYA
          6. VALDINEI HENRIQUE DA COSTA

          Turma 2022
          1. JENNIFER RAYSSA COSTA DO NASCIMENTO
          2. JAIME COELHO FERNANDES
          3. ROBERTA RODRIGUES COELHO

          Turma 2021/2
          1. ANDRÉ MINORU CHIM MIKI
          2. CÍNTHIA ALVES DE SÁ
          3. DAIANE GONÇALVES DA FONTOURA
          4. DAREL CHRIS DAUDET MAVOUNGOU
          5. JOÃO CARLOS HAMMES ANDRÉ
          6. LUAN FLÔRES CORRÊA
          7. LUIS GUSTAVO MANHAGO
          8. PABLO KEGLES
          9. PIERRE CLAVER HOUENAGNON KPEHOUN

          Turma 2021/1
          1. DAIANE DE CARVALHO MADRUGA
          2. FERNANDA OLIVEIRA DOS SANTOS
          3. GILMAR GOMES DE BARROS
          4. JAÍNE MOTTA SANTANA ABRAHAN
          5. JULIANA VAZ OLIVEIRA
          6. LARISSA OLIVEIRA DE OTERO
          7. WILLIAM VAZ KILA

          Turma 2020
          1. ALEXANDRA HAFELE DE OLIVEIRA 
          2. ALISSON DE MORAES BASTOS
          3. BRUNO SOARES RIOS
          4. CAROLINE CRUZ ORNEL
          5. DIOGO MARCELINO CAMPOS TEIXEIRA
          6. MELISSA DUARTE ORESTES
          7. PAULO RENATO DIAS PINHEIRO
          8. SUELEN DA SILVA PICCOLI
          9. WILSON OLIVEIRA JÚNIOR

          Turma 2019
          1. ANA MÔNICA FITZ DE OLIVEIRA
          2. CRISTIANE CARDOZO PADILHA
          3. CRISTIANE DA FONSECA CRAVO
          4. CRISTIANE RODRIGUES ALVES
          5. DANIELE MENDES CALDAS ANTUNES
          6. FELIPE KOPP LEITE
          7. FERNANDO SCHOLL DO AMARAL
          8. JOSEFER DE LIMA SOUZA
          9. MARCELO CORREA DE SOUZA
          10. TAYNARA RIBEIRO DOMINGUES

          Turma 2018/2
          1. ALINE ROSSALES SENGIK
          2. CAROLINA SOUZA VALORIA
          3. DANIELE RODRIGUES GARCIA
          4. ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO
          5. ELIANE OLIVEIRA LUCENA
          6. ELISA CORDEIRO BASTOS
          7. FABIO DA SILVA PIÑEIRO
          8. MARINA DOS SANTOS VIEIRA DA FONSECA
          9. PATRICK MATOS FREITAS
          10. RICARDO DINIZ DOS SANTOS
          11. THAMARA LUÍZA DA COSTA

          Turma 2018/1
          1. ALINE ARRIECHE FREITAS
          2. BRUNO HENRIQUE PAIS SILVA
          3. CARLAI DE OLIVEIRA NETTO
          4. ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR
          5. GABRIEL ALMEIDA LUCAS
          6. JÉSSICA MONIQUE LONGO DE CARVALHO COSTA
          7. JONAS RAFAEL SILVEIRA
          8. VIVIANE COSTA TOUGUINHA BAUER

          Turma 2017
          1. ANTONY BENTO MELO
          2. ARTHUR GIACOBBO BRANDÃO
          3. CAROLINE SOARES GONÇALVES
          4. CLAUDIA RODRIGUES MAIA
          5. JÉSSICA CARVALHO DA SILVA
          6. LARISSA MARTINATTO DA COSTA
          7. MARIA ROSÂNGELA BATISTA DE AGUIAR
          8. MATEUS BRETTAS LUND
          9. MAYARA MARQUES GUILHERME
          10. NATHALIA VERGARA MOTA
          11. TOMAS DALCIN

          Turma 2016
          1. ALINE SAMA PINTO
          2. ALINE SCHMIDT SAN MARTIN
          3. JANIELE CRISTINE PERES BORGES
          4. JULIANA FAUSTO FLORES
          5. LUZIBERTO BARROZO CARNEIRO
          6. MURIEL ARAUJO SOARES
          7. NICOLINE PINHEIRO FERNANDES
          8. ROSAURA ALVES DA CONCEICAO
          9. TIAGO MACHADO CASTELLI
          10. TIELE SILVEIRA CARRASCO

          Turma 2015
          1. ALEXANDRE DAL MOLIN WISSMANN
          2. ALEXIA FERNANDES ROCHA
          3. ALINI GOMES FERREIRA
          4. AMANDA RIBEIRO DA LUZ
          5. ANA PAULA NOGUEIRA E SILVA
          6. ANAJARA ARVELOS MARTINS
          7. ANNE ALEXANDRA MICHAELLO MARQUES
          8. JONATAS WENDLAND
          9. MARCOS ANDRE SOARES FARIAS
          10. RICARDO MACHADO LEO
          11. RODRIGO BARBOSA DA SILVA
          12. VANIA CARLA ANTUNES LOUREIRO 

        • 03/10/2017
          13h34
          Notícia

          Dissertações e Teses

          2025

          1. Proposta de um modelo de maturidade digital para micro e pequenas empresas. (Autoria: JAIME COELHO FERNANDES)

          2. A relação das habilidades de gestão no reconhecimento de oportunidade do empreendedor de startup. (Autoria: MIGUEL LUCAS DOS SANTOS YAYA

          3. Práticas de Cocriação de valor em ecossistemas agroalimentar: Estudo sobre a carne gaúcha. (Autoria: JEFERSON MESQUITA SIGALES)

          4. Analyzing the relation between value co-creation practices and the ef ectiveness of non-profit organizations outcomes in terms of fundraising and volunteer mobilization. (Autoria: EDUARDA DA ROSA)

           

          2024

          1. A estratégia solomo e seu impacto no comportamento de compra do consumidor omnichannel. (Autoria: CÍNTHIA ALVES DE SÁ) - Download

          2. Fatores que influenciam a participação dos provedores na economia compartilhada: um estudo realizado no Brasil. (Autoria: PIERRE CLAVER HOUENAGNON KPEHOUN) - Download

          3. Como lidar com comentários negativos nas redes sociais à luz do gerenciamento de risco: o caso de uma empresa do setor de comunicação. (Autoria: LUIS GUSTAVO MANHAGO) - Download

          4. Artefatos para participação e engajamento em cidades inteligentes e sustentáveis: Criação de Nudges de Governança em municípios gaúchos. (Autoria: LUAN FLÔRES CORRÊA) - Download

          5. Aceitação e uso de tecnologia no ensino superior de Administração: um estudo com os docentes das universidades da região sul do Brasil. (Autoria: DAREL CHRIS DAUDET MAVOUNGOU) - Download

          6. Uma análise das práticas de economia circular em portos marítimos brasileiros. (Autoria: DAIANE GONÇALVES DA FONTOURA) - Download

          7. Health 4.0 - uma análise do panorama de aplicação em hospitais brasileiros do Rio Grande do Sul. (Autoria: ROBERTA RODRIGUES COELHO) - Download

          8. Transformação digital em micro e pequenas empresas: uma análise a partir da teoria da estruturação. (Autoria: FERNANDA OLIVEIRA DOS SANTOS) - Download

          9. Análise dos fatores que afetam a intenção de recompra dos consumidores no E-commerce CrossBorder. (Autoria: JENNIFER RAYSSA COSTA DO NASCIMENTO) - Download

          10. UBERIZAÇÃO E TRABALHO PLATAFORMIZADO: uma análise da experiência de motoristas de aplicativo em Porto Alegre/RS. (Autoria: PABLO KEGLES) - Download

          11. Avaliação ex post da implementação de obras públicas em universidades federais: o estudo do programa Reuni na FURG. (Autoria: JOÃO CARLOS HAMMES ANDRÉ) - Download

           

          2023

          1. Trajetória de vida de mulheres brasileiras autoexpatriadas: um olhar feminino sobre carreira em um contexto internacional. (Autoria: SUELEN DA SILVA PICCOLI) - Download

          2. Desafios da gestão de um empreendimento solidário: Um estudo de caso da ASSER – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São Lourenço do Sul. (Autoria: MELISSA DUARTE ORESTES) - Download

          3. Efeito do Monitoramento de Práticas de Sustentabilidade Social nas Entregas Last Mile. (Autoria: WILLIAM VAZ KILA) - Download

          4. Avaliação da Maturidade das Práticas de Governança Digital: Um estudo com Municípios da AZONASUL. (Autoria: PAULO RENATO DIAS PINHEIRO) - Download

          5. Desenvolvimento de servidores públicos por competências: o caso da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. (Autoria: DAIANE DE CARVALHO MADRUGA) - Download

          6. O reitor e a governança universitária: um estudo fenomenológico a partir da trajetória de vida de reitores da Universidade Federal do Rio Grande (Autoria: BRUNO SOARES RIOS) - Download

          7. Governança ambiental e a política nacional de resíduos sólidos (PNRS): uma análise da experiência do município de Pelotas (RS) (Autoria: ALEXANDRA HAFELE DE OLIVEIRA) - Download

          8. Influência das Características da Plataforma e do Vendedor na Confiança e na Intenção de Recompra em E-Marketplaces  (Autoria: JULIANA VAZ OLIVEIRA) - Download

          9. Tecnologias organizacionais para editoração: um estudo sobre as editoras universitárias brasileiras (Autoria: GILMAR GOMES DE BARROS) - Download

          10. Discussões sobre o Reconhecimento de Trabalhadoras Domésticas no Extremo Sul do Brasil: Uma Análise a Partir de Vozes Protagonistas (Autoria: JAÍNE MOTTA SANTANA ABRAHAN) - Download

          11. Efeitos da orientação empreendedora em organizações sem fins lucrativos híbridas: um estudo de caso no SESC (Autoria: ANDRÉ MINORI CHIM MIKI) - Download

           

          2022

          1. Ferramentas lean para melhoria da gestão de estoques: estudo aplicado em hospitais públicos. (Autoria: MARCELO CORREA DE SOUZA) - Download

          2. Fintechs e Instituições: Evidências Empíricas do Brasil. (Autoria: DIOGO MARCELINO CAMPOS TEIXEIRA) - Download

          3. Carga de trabalho em regime remoto: Análise sobre o trabalho suscitado pelo contexto da pandemia de covid-19 na Pró-reitoria Administrativa da Universidade Federal de Pelotas. (Autoria: CAROLINE CRUZ ORNEL) - Download

          4. A atividade empreendedora no município de Rio Grande - RS: uma análise ecossistêmica. (Autoria: ALISSON DE MORAES BASTOS) - Download

          5. Danos na dimensão social afetam a culpa e a confiança dos profissionais de compras? Uma análise da decisão pela continuidade de fornecedores após interrupção de fornecimento. (Autoria: LARISSA OLIVEIRA DE OTERO) - Download

          6. A influência da cultura organizacional sobre o comportamento de cidadania organizacional e sua relação com a qualidade assistencial. (Autoria: WILSON OLIVEIRA JÚNIOR)  - Download

           

          2021

          1. Resiliência organizacional, capacidade adaptativa e desempenho: um estudo em uma empresa familiar gaúcha. (Autoria: FELIPE KOPP LEITE) - Download

          2. Interação Universidade-Empresa no Brasil: uma análise dos canais, direcionadores e benefícios percebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq. (Autoria: ELISA CORDEIRO BASTOS) - Download

          3. Descontinuidade do fornecedor após dano ambiental: qual o papel mediador da raiva? (Autoria: JOSEFER DE LIMA SOUZA) - Download

          4. Avaliação da satisfação dos alunos de uma instituição federal de ensino superior: proposição de um modelo de medida. (Autoria: FERNANDO SCHOLL DO AMARAL) - Download

          5. Sentidos do trabalho no varejo de supermercados: uma análise em uma empresa que atua no Extremo Sul do Brasil. (Autoria: CAROLINA SOUZA VALORIA) - Download

          6. Papel da Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório: Uma reflexão na esfera municipal no Sul do Rio Grande do Sul. (Autoria: CRISTIANE CARDOZO PADILHA) - Download

          7. Governança ambiental: uma análise de gestão de conflitos socioambientais em Rio Grande – RS. (Autoria: CRISTIANE DA FONSECA CRAVO) - Download

          8. Substituição em massa de pessoal como mecanismo de mudança na organização do trabalho em um HU Federal. (Autoria: PATRICK MATOS FREITAS) - Download

          9. Percepção de Docentes no Ensino de Administração: Estímulos e Bloqueios para aplicação de Metodologias Ativas de aprendizagem. (Autoria: RICARDO DINIZ DOS SANTOS) - Download

          10. Limites e possibilidades no processo de deliberação e participação em uma universidade federal do Rio Grande do Sul. (Autoria: THAMARA LUIZA DA COSTA) - Download

          11. Democracia Digital e Participação Cidadã: Uma análise sobre a efetividade e legitimidade da plataforma Decide Rio Grande. (Autoria: DANIELE MENDES CALDAS) - Download

          12. Práticas de Gestão da Qualidade e do Modelo de Excelência para Gestão de Organizações Hospitalares: Um estudo multicasos. (Autoria: TAYNARA RIBEIRO DOMINGUES BOM) - Download

          13. Carga de Trabalho de Profissionais de Saúde Prisional: o caso da Equipe da Unidade Básica de Saúde Prisional da Penitenciária Estadual do Rio Grande/RS. (Autoria: CRISTIANE RODRIGUES ALVES) - Download

           

          2020

          1. Background do empreendedor: proposta e validação de um modelo. (Autoria: ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR) - Download

          2. Conformidade com as políticas de segurança da informação: a influência da cultura de segurança da informação e do jeitinho brasileiro. (Autoria: JONAS RAFAEL SILVEIRA) - Download

          3. Atributos decisivos na escolha do colégio privado de ensino básico: um estudo a partir da valoração do conjunto de escolhas. (Autoria: ALINE ARRIECHE FREITAS) - Download

          4. Do e-commerce ao m-commerce: uma análise comparativa entre diferentes plataformas de acesso na perspectiva do consumidor. (Autoria: GABRIEL ALMEIDA LUCAS) - Download

          5. Estrutura colaborativa: a emergência de uma nova estrutura de governança dos custos de transação. (Autoria: CARLAI DE OLIVEIRA NETTO) - Download

          6. Competências no Setor Público Federal: Uma reflexão sobre o processo de identificação de competências gerenciais dos Gestores da Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). (Autoria: JÉSSICA MONIQUE LONGO DE CARVALHO COSTA) - Download

          7. Empreendedorismo social feminino: a experiência das redeiras da Colônia de Pescadores Z-3. (Autoria: MARINA DOS SANTOS VIEIRA DA FONSECA) - Download

          8. Estabelecimento de um modelo conceitual de Gestão do Conhecimento para a Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal do Rio Grande: Um Estudo de Caso. (Autoria: ELIANE OLIVEIRA LUCENA)

          9. Um estudo sobre a adesão e a implantação da Gestão de Riscos em Instituições Federais de Ensino Superior do RS. (Autoria: VIVIANE COSTA TOUGUINHA BAUER) - Download

          10. A atuação da capacidade tecnológica na trajetória da agroindústria de arroz no Brasil. (Autoria: ANA MÔNICA FITZ DE OLIVEIRA) - Download

          11. Cocriação de valor no Ensino Superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da Instituição. (Autoria: FÁBIO DA SILVA PIÑEIRO) - Download

          12. Um modelo de Governança de Tecnologia da Informação para Instituições Federais de Ensino Multicampi. (Autoria: ALINE ROSSALES SENGIK) - Download

          13. Carreira e Integração Profissional de Travestis e Transexuais. (Autoria: BRUNO HENRIQUE PAIS) - Download

          14. Intenção de compra de produtos com componentes reciclados: Um estudo cross-country. (Autoria: DANIELE RODRIGUES GARCIA) - Download

          15. Mulheres negras no mercado de trabalho em Rio Grande: Uma análise a partir das suas vivências do Programa Jovem Aprendiz. (Autoria: ELAINE CRISTINA NASCIMENTO) - Download

           

          2019

          1. Varejo Multicanal: um estudo sobre a relação entre a percepção de integração dos canais e a intenção de recompra. (Autoria: MATEUS BRETTAS LUND) - Download

          2. Capacidades Dinâmicas e Desempenho Organizacional: um estudo em Organizações do Terceiro Setor (Autoria: LARISSA MARTINATTO DA COSTA) - Download

          3. Os efeitos conjuntos da marca e dos componentes do comércio social na confiança e intenção de compra de consumidores de agências de viagens online (Autoria: CLÁUDIA RODRIGUES MAIA) - Download

          4. A avaliação de desempenho de pessoal em uma instituição pública de ensino: perspectivas do avaliador e do avaliado à luz da Teoria dos Papéis (Autoria: MAYARA MARQUES GUILHERME) - Download

          5. O efeito da profissionalização nos conflitos interpessoais em micro e pequenas empresas familiares na região sul do estado do Rio Grande do Sul (Autoria: NATHALIA VERGARA MOTA) - Download

          6. Subcontratação, Agenciamento e Precarização do Trabalho: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Autoria: CAROLINE SOARES GONÇALVES) - Download

          7. As habilidades da equipe de projeto: um estudo sob a perspectiva do desempenho e da influência do escritório de Gestão de Projetos (Autoria: ANTONY BENTO MELO) - Download

          8. Impacto da adesão dos Hospitais Universitários Federais à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) (Autoria: TOMÁS DALCIN) - Download

          9. Os desafios da gestão participativa na organização escolar: o estudo de caso da Escola Municipal do Rio Grande/RS (CAIC) (Autoria: MARIA ROSÂNGELA BATISTA DE AGUIAR) - Download

          10. Inovação transacional em Fintechs. (Autoria: ARTHUR GIACOBBO BRANDÃO) - Download

          11. Proposta de elaboração de um modelo de apoio à decisão para a priorização de projetos de recursos hídricos. (Autoria: JESSICA CARVALHO DA SILVA) – Download

           

          2018

          1. Aprendizagem Informal: Um estudo sobre os aspectos que a influenciam em dois institutos federais de ensino do Rio Grande do Sul. (Autoria: TIELE SILVEIRA CARRASCO) - Download

          2. Análise da Metodologia Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-c) e suas contribuições à avaliação de desempenho organizacional: um estudo à luz do apoio à decisão. (Autoria: TIAGO MACHADO CASTELLI) - Download

          3. Proposta de uso da MCDA-C no desenvolvimento de um modelo de avaliação de desempenho para auxiliar a gestão do dimensionamento dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande. (Autoria: JULIANA FAUSTO FLORES) - Download

          4. Estudo da repartição modal do transporte de contêineres utilizando o modelo logit multinomial e a técnica de preferência declarada. (Autoria: ALINE SAMA PINTO) - Download

          5. Concepções institucionalizadas e gestão na área de saúde: estudo de caso em um hospital universitário federal. (Autoria: JANIELE CRISTINE PERES BORGES) - Download

          6. Teto de vidro: um estudo sobre os fatores deste fenômeno no Brasil sob a percepção das mulheres gestoras. (Autoria: LUZIBERTO BARROZO CARNEIRO) - Download

          7. Adoção da TI Verde em organizações públicas federais no Rio Grande do Sul e o seu impacto na sustentabilidade ambiental. (Autoria: ALINE SCHMIDT SAN MARTIN) - Download

          8. Processo Eletrônico no Brasil: um estudo sobre facilitadores, inibidores e benefícios da sua adoção. (Autoria: RODRIGO BARBOSA DA SILVA) - Download

          9. O reflexo do resultado da autoavaliação no planejamento e gestão institucional da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. (Autoria: ROSAURA ALVES DA CONCEICAO) - Download

           

          2017

          1. O impacto da utilização de dispositivos móveis no serviço de atendimento móvel de urgência (samu). (Autoria: JONATAS WENDLAND) - Download

          2. Viabilização da gestão do conhecimento com base nas especificidades organizacionais: um estudo de caso no instituto federal sul-rio-grandense. (Autoria: ANA PAULA NOGUEIRA E SILVA) - Download

          3. Socialização Organizacional como elemento catalisador do Sistema de Controle Gerencial: um olhar institucional. (Autoria: ALINI GOMES FERREIRA) - Download

          4. Produção de subjetividade: uma análise sobre a influência do programa de trainee nos jovens que o experienciam. (Autoria: AMANDA RIBEIRO DA LUZ) - Download

          5. Inovação em serviços: uma análise multi-casos de hospitais gaúchos. (Autoria: RICARDO MACHADO LEO) - Download

          6. A experiência do microempreendedor individual (MEI) sob a ótica da qualificação. (Autoria: ALEXANDRE DAL MOLIN WISSMANN) - Download

          7. Desempenho das universidades federais brasileiras: análise da eficiência relativa baseada em indicadores de gestão. (Autoria: VANIA CARLA ANTUNES LOUREIRO) - Download

          8. Os rituais de consumo e suas contribuições ao projeto de identidade coletiva da tribo urbana Baixos Pelotas. (Autoria: ALEXIA FERNANDES ROCHA) - Download

          9. Experiência de serviços em jantares em restaurantes em situações de lazer: proposta de um framework. (Autoria: ANNE ALEXANDRA MICHAELLO MARQUES) - Download

          10. O universo simbólico dos surdos e sua inserção no contexto da organização formal. (Autoria: MARCOS ANDRE SOARES FARIAS) - Download

          11. Escritórios de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica no Contexto das Instituições Públicas de Ensino Superior. (Autoria: ANAJARA ARVELOS MARTINS) - Download

          12. Um experimento examinando a influência das recomendações na adoção de um Social Commerce. (Autoria: MURIEL ARAUJO SOARES) - Download

          13. Experiência extraordinária em serviços de restaurantes: proposta de um framework. (Autoria: NICOLINE PINHEIRO FERNANDES) - Download

        • 03/10/2017
          13h32
          Notícia

          Documentos

          Regimento e normas internas

          - Regimento PPGA/FURG (Dez/2024) - Download
          - Regimento PPGA/FURG (Dez/2023) - Download
          - Normas de Credenciamento e Recredenciamento de Docentes (PPGA/FURG) - Download
          - Política de Autoavaliação PPGA/FURG (2021-2024) - Download

          Formulários

          MATRÍCULA

          1. Formulário de matrícula - download
          2. Formulário de matrícula para cursar disciplina em outro PPG - download


          DEFESAS E QUALIFICAÇÕES

          1. Solicitação de banca (defesa ou qualificação) - download
          2. Ficha de cadastro de membro externo (quando ainda não cadastrado) - download
           

          EMISSÃO DE DIPLOMA

          1. Solicitação de Emissão de Diploma - download
           

          BOLSISTAS

          1. Formulário de cadastro CAPES/DS - download
          2. Relatório de atividades do bolsista - download
           

          DISCIPLINAS

          1. Aproveitamento de disciplina - download
          2. Trancamento de disciplina - download
          3. Relatório Final de Estágio Docência - download

           

        • 03/10/2017
          13h31
          Notícia

          Editais

          Editais em Andamento

          PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - ALUNO REGULAR  - 2025/2 (Download)
          Inscrições de 12/05/2025 a 21/07/2025, exclusivamente pelo link: SIPOSG - Doutorado - Administração

          PROCESSO SELETIVO MESTRADO- ALUNO REGULAR COM BOLSA  - 2025/2 (Download)
          Inscrições de 12/05/2025 a 21/07/2025, exclusivamente pelo link: SIPOSG - Mestrado - Administração

           

          Editais Finalizados

          EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS 2025!!! (Edital - Download)
          Inscrições de 01 a 06 de abril de 2025!
          - Resultado Final - 2025-1 (Download)
           
          ALUNO ESPECIAL -  2025/1 (Download)
          Inscrições de 18 a 24 de março de 2025!
          - Resultado Final - Aluno Especial 2025-1 (Download)
           
          ALUNO REGULAR (Vagas Remanescentes) - 2025/1 (Download)
          Inscrições de 18 a 24 de março de 2025!
          - Homologação das Inscrições e Data das Entrevistas (Download)
          - Resultado Final  - Aluno Regular 2025-1 (Download)
           
          ALUNO REGULAR  COM BOLSA EM PROJETO FAPERGS - 2025/1 (Download)
          Inscrições de 18 a 24 de março de 2025!
          - Homologação das Inscrições e Data das Entrevistas  (Download)
          - Resultado Final 2025-1  - Bolsas FAPERGS (Download)
           
          ALUNO ESTRANGEIRO - 2025/1 (Download)
          Inscrições de 18 a 24 de março de 2025!
          - Classificados para Etapa de Entrevista (Download)
          - Resultado Final 2025-1 (Download)
           
          PROCESSO SELETIVO MESTRADO - ALUNO REGULAR  - 2025/1 (Download)
          Edital - errata (Download)
          Inscrições de 12/12/2024 a 02/03/2025, exclusivamente pelo site www.siposg.furg.br
          - Homologação das Inscrições (Download)
          - Datas das Entrevista (Download)
          - Resultado Preliminar 2025-1 (Download)
          - Resultado Final 2025-1 (Download)
           
          PROCESSO SELETIVO ESPECIAL - iTEC!!! (Download)
          Inscrições de 17 a 23 de setembro de 2024!
          - Resultado Final (Download)
           
          EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS 2024!!! (Edital - Download)
          Inscrições de 05 a 09 de abril de 2024!
          - Autodeclaração étnico-racial (Download)
          - Homologação das Inscrições - Atualizada (Download)
          - Resultado Final (Download)
            
          PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2024-1!!! (Download)
          Inscrições de 18 a 24 de março de 2024!
          Informações sobre a ementa das disciplinas podem ser obtidas no site www.ppga.furg.br .
           
          PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2024-1!!! (Download)
          Inscrições de 27/11/2023 a 01/03/2024, exclusivamente pelo site www.siposg.furg.br
          - Homologação das Inscrições (Download)
           - Data e horário das entrevistas (Download)
          - Resultado Preliminar - Errata (Download)
          - Resultado Final (Download)
           
          EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR VISITANTE (CAMPUS SÃO LOURENÇO) - PPGA 2024-1!!! (Download)
          Nota explicativa (Download)
          Inscrições de 03/01/2023 a 12/02/2023, exclusivamente pelo site www.siposg.furg.br
          - Resultado Preliminar (Download)
          - Resultado Preliminar - retificado (Download)
          - Resultado Final (Download)
           
          EDITAL 05/2023 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DS CAPES 2023-2!!! (Edital - Download)
          Inscrições de 28 a 31 de agosto de 2023-2!
          - Homologação das Inscrições (Download)
          - Resultado Preliminar - Edital Bolsa DS CAPES 2023-2 (Download)
          - Resultado Final - Edital Bolsa DS CAPES 2023-2 (Download)

           

        • 03/10/2017
          13h29
          Notícia

          Infraestrutura

          • Laboratórios

            O Programa de Pós-Graduação em Administração funciona nas instalações do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), da Universidade Federal do Rio Grande FURG, localizado no Pavilhão 4, do Campus Carreiros.  Os Cursos de Mestrado e Doutorado contam com três salas de laboratórios de pesquisa, todas equipadas com computadores e mobiliário, nas quais estão alocados os grupos de pesquisa dos professores do Curso. Cada laboratório possui 2 salas, uma equipada com computadores (distribuídos no entorno da sala) à disposição dos bolsistas, e a outra específica para reuniões, discussões dos pesquisadores e orientações (com capacidade para até 8 pessoas). Em termos de recursos de informática, o Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da FURG disponibiliza aos professores e alunos quatro laboratórios de informática com 75 microcomputadores (36 computadores na sala 4103 e 23 computadores na sala 4221, 08 computadores no laboratório de informática do Mestrado em Economia Aplicada e 08 computadores no laboratório de informática do Mestrado em Administração), com acesso à internet, impressora, quadro branco, ar condicionado e data show. Os quatro laboratórios de informática estão localizados no Pavilhão 4 (Campus Carreiros), mesmo pavilhão onde são ministradas as aulas do mestrado.

             

                   

             

            O PPGA tem, à sua disposição, quatro salas de aula, equipadas com ar condicionado, quadro branco, microcomputador, data show para projeção e pontos de internet. Duas salas têm capacidade para 45 alunos e outras duas para 10 alunos, devidamente sentados. Em caso de necessidade de mais salas, a Universidade tem capacidade instalada para disponibilizar um maior número, uma vez que possui 5 pavilhões espalhados pelo Campus, com cerca de 20 salas de aulas em cada um. Em 2018, o Programa obteve aprovação de projeto financiado pela FAPERGS para equipar suas salas de aula e laboratórios com equipamentos de multimídia específicos para a realização de videoconferências. Foram adquiridos e instalados, em 2019, dois destes equipamentos – um em uma sala de aula com capacidade para 45 alunos e o outro em um miniauditório com capacidade para 25 pessoas.

             

                 
             

            Complementarmente, o PPGA conta com uma Secretaria Geral da Pós-Graduação, formada por dois técnicos administrativos, para atendimento aos professores e alunos, público em geral, e realização dos trâmites burocráticos. Possui ambiente de convivência para os estudantes, composto de uma sala de estudos, um laboratório de informática, ambos com livre acesso aos discentes, além de uma pequena cozinha para uso dos mesmos. 

             

            O Programa dispõe, também, da Revista SINERGIA (ICEAC/ FURG) e de um Banco de Dados, órgão auxiliar do ICEAC, localizado no Pavilhão 4, que reúne documentos impressos e eletrônicos para suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão. O acervo das Bibliotecas é mantido pela aquisição de material bibliográfico através de compras, doações e ainda pelo serviço de intercâmbio de publicações entre a FURG e outras instituições nacionais e internacionais.

             

             

            BIBLIOTECA

            A FURG conta com uma Biblioteca Central localizada no Campus Carreiros e 7 (sete) Bibliotecas Setoriais. As instalações da Biblioteca Central incluem salas individuais para estudos e sala coletiva para consultas. A consulta ao acervo da biblioteca pode ser realizada por meio de internet. Os periódicos das principais áreas de conhecimento estão disponíveis para consulta local. A biblioteca disponibiliza aos usuários o acesso as seguintes bases de dados: (a) Portal de periódicos da CAPES: http:/ www.periodicos.capes.gov.br; (b) ABNT coleção: http://www.abntcolecao.com.br; (c) Portal de periódicos científicos da FURG: http://www.seer.furg.br/ojs/index.php; d) Banco Digital de Teses e Dissertações da FURG: http://bdtd.furg.br/; (e) Biblioteca Virtual em Saúde – http://regional.bvsalud.org e (f) Repositório institucional da FURG: http://repositorio.furg.br.

              

               


            O acervo da Biblioteca da FURG está distribuído em oito unidades: (1) Biblioteca Central no Campus Carreiros, (2) Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde, (3) Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Oceanologia, (4) Biblioteca Setorial Museu Oceanográfico, (5) Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão, (6) Biblioteca do Campus de Santo Antônio da Patrulha, (7) Biblioteca do Campus de São Lourenço do Sul e (8) Biblioteca do Campus de Santa Vitória do Palmar, todas disponíveis à comunidade universitária. Por meio de um catálogo online (http://www.argo.furg.br), o Sistema ARGO oferece consulta ao acervo da biblioteca. Além disso, reservas e renovações de todos os tipos de materiais bibliográfico podem ser realizados por meio do Sistema FURG.

             

            A FURG

            A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi fundada em 1969, através do decreto-lei nº 774, que oficializou a fusão de unidades de ensino superior preexistentes na cidade. Atualmente, tem aproximadamente 12.432 alunos, sendo 9.016 de graduação e 2.400 de pós-graduação.  A FURG possui o seu campus principal na cidade de Rio Grande (que inclui os campi Carreiros e da Saúde), possuindo outros campi nas cidades de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. A universidade conta com uma ampla oferta de cursos distribuídos em diversas áreas do conhecimento, buscando atender às necessidades da comunidade e promover o desenvolvimento regional; conta com 61 cursos de graduação e 62 cursos de pós-graduação (sendo 18 cursos de especialização, 31 de mestrado e 13 de doutorado, além de 14 cursos de residência). Além dos cursos presenciais, a universidade também oferece ensino a distância em 30 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

             

               

             

        • 03/10/2017
          13h28
          Notícia

          Docentes

          Permanentes

          Linha 1 - Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial

          ana paula
          Ana Paula Capuano da Cruz (anapaulacapuanocruz@hotmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8832489532145248
           
          Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Ajunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.
           
          Cristiane Gularte Quintana (cristianequintana@hotmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7072415957108666
           
          Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Experiência com ênfase em: Inovações Portuárias e Ambientais, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental, Empreendedorismo Sustentável e Educação Empreendedora.
           
          Débora Gomes de Gomes (debora_furg@yahoo.com.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3885093662069571
           
          Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora associada da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.
           
          livia
          Lívia Castro D'Avila (livia.davila@furg.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8259817691595797
           
          Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia, operações de serviços e empreendedorismo.
            
          Lucas Santos Cerqueira (lucasscerqueira@gmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5628669794615033

          Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano na Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre em Administração Estratégica na Universidade Salvador (UNIFACS) e graduação em Administração com Gestão da Informação pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador de Ensino de Pós-Graduação (CEPG-PPGCI) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Também é professor colaborador do Mestrado Profissional de Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da UFRB. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Relação Estado e Sociedade, participação cidadã e social, governança pública e governança ambiental, gestão dos recursos hídricos, relações raciais e estudos organizacionais e avaliação de políticas públicas.
           
           
          Márcio André Leal Bauer (mbauer@vetorial.net)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2194448453062169

          Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado (2004) e doutorado (2011) em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC/FURG. É líder do Núcleo de Estudos em Organização Trabalho e Participação - NOTEP/FURG, editor da Revista Sinergia (ICEAC/FURG) e participa do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico - NUDESE/FURG. Possui interesses de pesquisa nos seguintes temas: organizações sociais, identidade, solidariedade, autogestão, gestão social, associativismo e participação.

           

          Ricardo Saraiva Frio (ricardofrio@furg.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9197452376840397

          Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de marketing de serviços, marketing estratégico e performance empresarial.

           

          Linha 2 - Gestão da Tecnologia e Inovação

          Alexandre Costa Quintana (professorquintana@hotmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2892225053608462

          Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.
           
          Clandia Maffini Gomes (clandiamg@gmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2010827580929023
           
          Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007) com Bolsa Capes no Brasil e no Exterior, de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Bolsa CNPq de Pós-Doc Júnior (2011/2014) e Pós-Doc Sênior (2018/2020 e 2021/2022) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Atualmente é Pesquisadora Bolsista de Produtividade Pq2 - CNPq (desde 2013), Pesquisadora Colaboradora do DA/FEA/USP, Consultora Ad-hoc do INEP/MEC. Atua e tem em experiência na área de Administração, com ênfase em: Gestão de Mudanças Climáticas, Modelo de Negócios Circular, Reputação Empresarial e Políticas Públicas, Governança Sustentável e Desenvolvimento Institucional no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior.
           
          decio
          Décio Bittencourt Dolci (dbdolci@gmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2325977323861550
           

          Possui doutorado (2005) e mestrado (2000) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio doutoral (2004) na Florida Atlantic University (FAU) no College of Business - Department of Information Technology; especializações em Administração (1993) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Análise de Sistemas (1986) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); graduação (1983) em Engenharia Mecânica pela FURG. Seus trabalhos de pesquisa, extensão e inovação normalmente objetivam relacionar Administração e Tecnologia da Informação, sendo suas principais áreas de interesse: utilizações organizacionais da TI, inovações organizacionais, mídias na educação, modelagem de sistemas, desenvolvimento de sistemas de informação, modelos de mensuração e modelos causais.

           

          Guilherme Costa Wiedenhöft (wiedenhoft@furg.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1219279416685962

          Guilherme Wiedenhöft  é Doutor (2016), Mestre (2013) e  Bacharel (2010) em Administração pela PUCRS com Linha de formação em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Administração em Santo Antônio da Patrulha. Co-líder do Grupo de Pesquisas/CNPq Governança & Sociedade Digital (d-GOVS). Profissional Certificado em Gestão de Serviços de TI - ITIL® v3 foundation certified, com conhecimento sobre os fundamentos do BABoK, CBoK, COBIT, CMMI, MPS.BR, XP, Scrun e PMBoK. Concentra-se em estudos nas seguintes áreas: Governança e Gestão de TI, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Uso de TI no combate à corrupção e Fatores Culturais e Comportamentais do Uso de TI.

           

          Guilherme Lerch Lunardi (gllunardi@furg.br)
          Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/1097211700011897
           
          Possui graduação em Administração Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, adoção e uso de tecnologias emergentes, comércio eletrônico, governança de TI, TI Verde.
           
          jorge
          Jorge Estuardo Tello Gamarra (jorgetellogamarra@gmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2872651254160519
           
          Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e mestre em Administração de empresas pela Universidad Nacional del Centro del Perú (2004). Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional del Centro del Perú (2001). Atualmente, atua como Diretor Científico do Instituto Peruano de Competitividad (INSPERCOM), também como Coordenador Adjunto e Professor Engenharia Agroindustrial: Agroquímica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ainda, participa como pesquisador no Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (NITEC) da Escola de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2010, onde faz parte do projeto PRONEX: Caminhos da inovação na Indústria Gaúcha; este projeto é financiado pela FAPERGS e pelo CNPq. Também é consultor ad hoc - Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Suas áreas de pesquisa são: Inovação, capacidade tecnológica, gestão da inovação, capacidade transacional e economia das organizações.
           
          Samuel Vinícius Bonato (svbonato@gmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9646090589161185

          Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Experiência de 15 anos em implantação de Sistemas de Gestão, atualmente é Professor Adjunto na FURG, atuando no Ensino e Pesquisa com foco em Inovação em Logística, Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

           

          Colaboradores

           
           Carolina Magda Roma (carolina.magda.adm@gmail.com)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6071685773772745

          Possui doutorado em Administração/Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) com período sanduíche na Stockholm School of Economics – Swedish House of Finance (Suécia), mestrado em Administração/Finanças pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e graduação em Administração na Faculdade Metropolitana de Manaus (2010). Experiência profissional na Lahore University of Management Sciences – Paquistão (2018) e como pesquisadora visitante na Nihon University – Japão (2020). Áreas de interesse: apreçamento de ativos, modelos de volatilidade, estratégias de formação de carteiras, fundos de investimento, sentimento do investidor, gerenciamento de resultados e competição no mercado de produtos.
           
          Eliete Biques Fernandes (elieti.fernandes@furg.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7264795514755304
           
          Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Santo Antônio da Patrulha/RS. Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (bolsista Capes / taxas), com estágio-doutorado na Universidade de Witten/Herdecke (UWH) (Alemanha). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010 - bolsista Capes). Especialista em Política Internacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Graduada em Formação Pedagógica pela Feevale (2007). Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2001). Integra o Grupo de Pesquisa Academia da Cooperação. Experiência profissional: projetos de sustentabilidade, negociação internacional, transações e logística nacional e internacional e marketing (internacional, B2B, ambiental, societal e social). Áreas de pesquisa e interesse: Internacionalização de Empresas, Marketing Internacional, Governança e Relações Interorganizacionais. 
           
          Pâmela Amado Tristão (pamela.tristao@furg.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3408380760450581

          Administradora de empresas formada pela Universidade Federal do Pampa (2011). Mestre (2014) e Doutora (2019) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria- PPGA/UFSM na linha de Economia, Controle e Finanças. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande - ICEAC/FURG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Corporativas, Finanças e Controle e Governança Corporativa.
           
          Vanessa Martins Pires (vmpires@furg.br)
          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8689985427148351
           
          Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017).  Foi Coordenadora Adjunta do curso de Administração - SAP na FURG no período de Janeiro/2021 a Agosto/2023. No período de Setembro/2023 a Dezembro/2023 exerceu a função de Coordenadora do referido curso. Atua nas áreas de conhecimento de Contabilidade e Finanças, atuando nos seguintes temas: Desempenho Organizacional; Recursos Estratégicos e Performance; Finanças Corporativas; Finanças Pessoais; Avaliação de Investimentos; Controle Gerencial; Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 

           

          Visitantes

          Foto

          Alexandre Borba da Silveira (alexandre.silveirars@gmail.com)

          Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8074084735735599

           

          Pós-Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pós-Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2024), Doutor em Administração pela Unisinos (2020), Visiting Ph.D. Student at Southern Denmark University (2019), Possui mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (1997). Professor visitante da FURG - Campus São Lourenço do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de marketing e estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia compartilhada, plataformas digitais, cooperativismo de plataforma, marketing digital e estratégico, comportamento do consumidor, estratégias de coopetição, empreendedorismo e inovação.

        • 03/10/2017
          13h27
          Notícia

          Ciclo Letivo

          Calendário

          O calendário Universitário 2025/2026 pode ser acessado em: https://www.furg.br/calendario-universitarios

           

          Horário das disciplinas

          1.sem.2025

           

        • 03/10/2017
          13h26
          Notícia

          Estrutura Curricular Mestrado

          Mestrado

          O curso de Mestrado em Administração da FURG oferece 24 disciplinas, das quais o aluno deverá cursar 28 créditos, totalizando 420 h/a. Deste total, 03 disciplinas são obrigatórias (Teorias Organizacionais, Métodos Quantitativos em Administração e Metodologia de Pesquisa em Administração), além do Seminário de Pesquisa em Administração I, e o Projeto de Elaboração da Dissertação e a Elaboração da Dissertação de Mestrado. O restante de créditos deverá ser obtido através da realização de disciplinas eletivas (que deverão somar 12 créditos), definidas em comum acordo entre orientador e orientado dentro da linha de pesquisa do trabalho a ser desenvolvido pelo aluno. O Estágio Docência é uma atividade obrigatória para os alunos que recebem bolsa pelo programa de Mestrado. Ainda assim, incentivam-se os demais alunos (não-bolsistas) a realizá-lo, pois o mesmo constará no seu currículo, aumentando a sua qualificação. São concedidos 02 créditos pela sua realização.

          As disciplinas e atividades do curso de Mestrado em Administração são realizadas predominantemente de forma presencial, em turmas independentes, que ocorrem no Campus Carreiros (Rio Grande/RS) e no Campus Bom Princípio (Santo Antônio da Patrulha/RS), conforme a disponibilidade das vagas do edital e a indicação do candidato no momento de sua inscrição na seleção. A oferta de disciplinas pode ocorrer de forma remota, total ou parcial, quando estas forem ministradas por professores do Programa lotados em outras instituições ou compartilhadas por docentes intercampi da FURG. As aulas são oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, conforme grade de horários disponibilizada no site do programa.

          Nesse contexto, considera-se perfeitamente possível o cumprimento de todas as atividades curriculares dentro de um prazo máximo de 24 meses (prorrogáveis por mais 06), sendo o mínimo aceitável 12 meses. Uma descrição sintética da realização das atividades propostas aos alunos poderia corresponder ao seguinte roteiro:

          1º semestre - total de 12 créditos
          1. Teorias Organizacionais (obrigatória, 3 créditos)
          2. Metodologia de Pesquisa em Administração (obrigatória, 3 créditos)
          3. Eletiva 1 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)
          4. Eletiva 2 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

          2º semestre - total de 9 ou 10 créditos
          1.  Métodos Quantitativos em Administração (obrigatória, 3 créditos)
          2. Seminários de Pesquisa em Administração I (obrigatória, 1 crédito)
          3. Eletiva 3 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)
          4. Eletiva 4 (cfe linha de pesquisa e orientador, 2 ou 3 créditos)

          3º semestre - total de 3 a 5 créditos
          1. Elaboração do Projeto de Dissertação (obrigatória, 3 créditos)
          2. Estágio Docência (eletiva, 2 créditos)

           4º semestre - total de 3 créditos
          1. Elaboração da Dissertação de Mestrado (obrigatória, 3 créditos)

          As duas linhas de pesquisa do Programa contam com disciplinas eletivas direcionadas predominantemente para cada uma das linhas (o que forma um núcleo comum para a formação do aluno). A linha Gestão da Tecnologia e Inovação tem como disciplinas preferenciais: "Sistemas de Informação nas Organizações", "Pesquisa em Sistemas de Informação", "Gestão da Inovação", "Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos" e "Desenvolvimento de Operações Sustentáveis". A linha Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial tem como disciplinas preferenciais: "Administração de Marketing", "Estratégia e Competitividade", "Controle Gerencial", "Sociedade, Estado e Mercado", "Gestão de Pessoas" e "Relações de Trabalho".

          Não há impeditivo de que o aluno de uma das linhas de pesquisa curse disciplinas eletivas da outra linha. As disciplinas eletivas são preferenciais de uma linha, não sendo, entretanto, excludentes da outra linha de pesquisa. A lista de disciplinas ofertadas pelo Programa pode ser visualizada clicando neste link. 

          Caberá ao aluno optar pelas 04 disciplinas que ele e seu orientador entenderem como as mais importantes para o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno. O Programa oferece também disciplinas de núcleo comum que podem ser cursadas por alunos de ambas as linhas, como é o caso das disciplinas "Produção do Conhecimento Científico" e "Teoria e Prática do Ensino Superior".

        • 03/10/2017
          13h26
          Notícia

          Estrutura Curricular Doutorado

          Doutorado

          O curso de Doutorado em Administração da FURG oferece 24 disciplinas, das quais o aluno deverá cursar 40 créditos, totalizando 600 h/a. Deste total, 06 disciplinas são obrigatórias (Teorias Organizacionais, Métodos Quantitativos em Administração, Métodos Qualitativos em Contabilidade e Administração, Metodologia de Pesquisa em Administração, Epistemologia do Conhecimento e Seminários Avançados de Pesquisa em Administração), e o Projeto de Elaboração de Tese e a Elaboração da Tese. O restante de créditos deverá ser obtido através da realização de disciplinas eletivas (que deverão somar 18 créditos), definidas em comum acordo entre orientador e orientado dentro da linha de pesquisa do trabalho a ser desenvolvido pelo aluno. O Estágio Docência I e II é uma atividade obrigatória para os alunos que recebem bolsa pelo programa de Doutorado. Ainda assim, incentivam-se os demais alunos (não-bolsistas) a realizá-lo, pois o mesmo constará no seu currículo, aumentando a sua qualificação. São concedidos 02 créditos pela realização de cada um dos dois estágios.

          As disciplinas e atividades do curso de Doutorado em Administração são realizadas predominantemente de forma presencial no Campus Carreiros (Rio Grande/RS), conforme a disponibilidade das vagas do edital. A oferta de disciplinas pode ocorrer de forma remota, total ou parcial, quando estas forem ministradas por professores do Programa lotados em outras instituições ou compartilhadas por docentes intercampi da FURG. As aulas são oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, conforme grade de horários disponibilizada no site do programa.

          Nesse contexto, considera-se perfeitamente possível o cumprimento de todas as atividades curriculares dentro de um prazo máximo de 48 meses (prorrogáveis por mais 06), sendo o mínimo aceitável 24 meses. Uma descrição sintética da realização das atividades propostas aos alunos poderia corresponder ao seguinte roteiro:

          1º semestre - total de 12 créditos
          1. Teorias Organizacionais (obrigatória, 3 créditos)
          2. Metodologia de Pesquisa em Administração (obrigatória, 3 créditos)
          3. Eletiva 1 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)
          4. Eletiva 2 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

          2º semestre - total de 12 créditos
          1. Métodos Quantitativos em Administração (obrigatória, 3 créditos)
          2. Métodos Qualitativos em Contabilidade e Administração (obrigatória, 3 créditos)
          3. Epistemologia do Conhecimento (obrigatória, 3 créditos)
          4. Eletiva 3 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

          3º semestre - total de 7 a 9 créditos
          1. Seminários Avançados de Pesquisa em Administração (obrigatória, 1 crédito)
          2. Eletiva 4 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)
          3. Eletiva 5 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)
          4. Estágio Docência (eletiva, 2 créditos)

          4º semestre - total de 3 a 5 créditos
          1. Eletiva 6 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)
          2. Estágio Docência II (eletiva, 2 créditos)

          5º e 6º semestre - total de 3 créditos
          1. Elaboração do Projeto de Tese (obrigatória, 3 créditos)

          7º e 8º semestre - total de 3 créditos
          1. Elaboração de Tese de Doutorado (obrigatória, 3 créditos)

          As duas linhas de pesquisa do Programa contam com disciplinas eletivas direcionadas predominantemente para cada uma das linhas (o que forma um núcleo comum para a formação do aluno). A linha Gestão da Tecnologia e Inovação tem como disciplinas preferenciais: "Sistemas de Informação nas Organizações", "Pesquisa em Sistemas de Informação", "Gestão da Inovação", "Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos" e "Desenvolvimento de Operações Sustentáveis". A linha Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial tem como disciplinas preferenciais: "Administração de Marketing", "Estratégia e Competitividade", "Controle Gerencial", "Sociedade, Estado e Mercado", "Gestão de Pessoas" e "Relações de Trabalho".

          Não há impeditivo de que o aluno de uma das linhas de pesquisa curse disciplinas eletivas da outra linha. As disciplinas eletivas são preferenciais de uma linha. Elas não são, entretanto, excludentes da outra linha de pesquisa. A lista de disciplinas ofertadas pelo Programa pode ser visualizada clicando neste link. Caberá ao aluno optar pelas 06 disciplinas que ele e seu orientador entenderem como as mais importantes para o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno. O Programa oferece também disciplinas de núcleo comum que podem ser cursadas por alunos de ambas as linhas, como é o caso das disciplinas "Produção do Conhecimento Científico" e "Teoria e Prática do Ensino Superior".

          Além das disciplinas, o aluno de doutorado deverá ter no mínimo dois (02) artigos (como primeiro ou segundo autor) publicados durante o período de realização do doutorado, podendo ser um deles apresentado em evento nacional ou internacional reconhecido na área de Administração, com a publicação nos Anais do evento, e outro obrigatoriamente publicado em periódico, que siga os critérios de qualidade determinados pela Coordenação do PPGA, conforme orientação da CAPES.

        • 03/10/2017
          13h26
          Notícia

          Pesquisa

          Linhas de Pesquisa

          1. Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial - Os estudos vinculados à esta linha de pesquisa envolvem investigações realizadas com vistas à análise das organizações, às oportunidades de marketing e gestão de pessoas, a partir de diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas, tratando de temas como: estudos organizacionais, gestão social, relações de trabalho, gestão de pessoas, competências e aprendizagem organizacional, empreendedorismo, gestão do turismo, marketing, estratégia e finanças.

          2. Gestão da Tecnologia e Inovação - Os estudos vinculados à esta linha de pesquisa envolvem diferentes tecnologias, procedimentos e ferramentas aplicadas ao desenvolvimento e à gestão das organizações, envolvendo temas como: gestão da Tecnologia da Informação (TI), gestão da inovação, gestão do conhecimento, processo decisório e apoio à tomada de decisão, controle gerencial, operações logísticas e processo de inovação na cadeia produtiva. São considerados escopos dessa linha também a discussão de pesquisas e de práticas sobre a concepção, avaliação e implementação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental

          Temas pesquisados pelos professores

          1. Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial

          Professor

          Temas de pesquisa

          Ana Paula Capuano da Cruz

          Uso de Controle Gerencial nas organizações e Educação e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

          Carolina Magda Roma

          Apreçamento de ativos, modelos de volatilidade, estratégias de formação de carteiras, fundos de investimento, sentimento do investidor, gerenciamento de resultados e competição no mercado de produtos.

          Cristiane Gularte Quintana

          Empreendedorismo, Empreendedorismo Sustentável, Competências Empreendedoras, Inovação, Educação Empreendedora, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

          Débora Gomes de Gomes

           Educação em Administração e Contabilidade e a Formação Didático-pedagógica de estudantes e professores; Administração da Educação e Gestão Educacional; Gestão do e no Ensino Superior; Métodos e Estratégias de pesquisa em Administração e Contabilidade; Formação de pesquisadores em Administração e Contabilidade: interfaces entre Psicologia, Ciências Humanas e conhecimentos tradicionais; Teorias Comportamentais aplicadas à Educação, Ensino e Pesquisa.

          Lívia Castro D'Avila

          Estratégia e desempenho, Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação e Startups.

          Lucas Santos Cerqueira

          Administração Pública, governança pública, democracia e participação, governança ambiental, políticas ambientais, gestão dos recursos hídricos, políticas públicas e relações raciais, avaliação e análise de políticas públicas.

          Márcio André Leal Bauer

          Estudos organizacionais, organizações sociais, gestão pública e social, identidade e vínculo nas organizações, inclusão nas organizações, educação em administração.

          Pâmela Amado Tristão

          Finanças Corporativas, Finanças e Controle, Estrutura de Capital, Governança Corporativa, Finanças Pessoais

          Ricardo Saraiva Frio

          Marketing, Marketing de serviços, Marketing estratégico e performance empresarial.

          Vanessa Martins Pires

          Desempenho Organizacional; Recursos Estratégicos e Performance; Finanças Corporativas; Finanças Pessoais; Avaliação de Investimentos; Controle Gerencial; Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 

           

          2. Gestão da Tecnologia e Inovação 

          Professor

          Temas de pesquisa

          Alexandre Costa Quintana

          Uso e aceitação das tecnologias, focando na adoção de tecnologias contemporâneas na educação, e nas empresas públicas ou privadas

          Alexandre Borba da Silveira

          Plataformas digitais, Plataformas Cooperativas, Estratégias Digitais, Economia Compartilhada, Estratégias de coopetição e Consumo digital.

          Clandia Maffini Gomes

          Gestão de Mudanças Climáticas, Modelo de Negócios Circular, Reputação Empresarial e Políticas Públicas, Governança Sustentável e Desenvolvimento Institucional no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior.

          Décio Bittencourt Dolci

          Impacto de TI, adoção e uso de tecnologias emergentes, gestão de projetos, engenharia de software, mídias na educação. Atualmente, prioriza o desenvolvimento de pesquisas que promovam a relação entre tecnologia da informação e justiça social.

          Elieti Biques Fernandes

          Internacionalização de Empresas, Negociação Internacional, Marketing Internacional, Governança e Relações Interorganizacionais.

          Guilherme Costa Wiedenhöft

          Cidades, Comunidade e Espaços Inteligentes e Sustentáveis, Dados Abertos e Valor Público, Inteligência Artificial na Administração Pública, Governança e Gestão de TI, Uso de TI no combate à corrupção e Fatores Culturais e Comportamentais do Uso de TI

          Guilherme Lerch Lunardi

          Impacto de TI, adoção e uso de tecnologias emergentes, comércio eletrônico, governança de TI, TI Verde, Economia Compartilhada, Transformação Digital.

          Jorge Tello-Gamarra

          Inovação, tipos de inovação, gestão da inovação, capacidade de inovação e capacidades organizacionais. 

          Samuel Vinícius Bonato

          Economia Circular, Operações Sustentáveis, Lean Manufacturing, Ecossistemas de Inovação, Startups

           

          Grupos de Pesquisa

          Organizações e o Desenvolvimento Econômico e Social (ODES)

          O Grupo de Pesquisa Organizações e o Desenvolvimento Econômico e Social (ODES) surgiu dos interesses comuns de pesquisa, ensino e extensão dos professores Guilherme Costa Wiedenhöft, Luis Carlos Schneider e Vanessa Martins Pires, professores adjuntos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do Campus Santo Antônio da Patrulha e vinculados ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC). O Grupo de Pesquisa teve seu início em março de 2020 e foi formalizado junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da FURG em Junho de 2020 e junto ao CNPq em Setembro de 2020. Atualmente, participa também como membro do Grupo de Pesquisa a Professora Elieti B. Fernandes, professora adjunta do curso de Administração da FURG no Campus de Santo Antônio da Patrulha. O ODES tem como missão desenvolver pesquisas científicas e projetos aplicados para o desenvolvimento econômico e social das organizações públicas e privadas. Site: https://odes.furg.br/ Instagram: @odes_furg

          NOTeP - Núcleo de Estudos em Organização, Trabalho e Participação

          O NOTEP é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que se dedica ao estudo de organizações sociais, identidade, solidariedade e autogestão, com foco em temas relacionados à organização do trabalho e participação. O grupo também edita a Revista Sinergia e participa do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (NUDESE) da FURG. O NOTEP, como grupo de pesquisa, reúne pesquisadores e estudantes interessados em desenvolver pesquisas científicas dentro das áreas mencionadas, contribuindo para o avanço do conhecimento e a produção de trabalhos científicos em suas áreas de atuação. Possui como temas de pesquisa: Autogestão, Participação e Organização Social; Organização, Trabalho e Gestão Pública; Práticas de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; e Relações de Trabalho e Subjetividade.

          NUPER - Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais

          O NUPER tem por objetivo realizar pesquisas e estudos regionais, mediante a elaboração e implementação de projetos de investigação científica e de projetos de geração de técnicas e tecnologias para organizações públicas e privadas. Essas ações implicam em: criar infraestrutura institucional de pesquisa e de estudos regionais; desenvolver metodologias de apoio a pesquisas e estudos regionais; elaborar e implementar projetos de investigação científica, para submissão aos órgãos de fomento; elaborar e implementar projetos de geração de técnicas e tecnologias para organizações públicas e privadas; manter sistemas de parcerias com organizações públicas e privadas, para realização de projetos conjuntos; manter intercâmbio científico e tecnológico com outros núcleos de pesquisa; estimular a produção científica, mediante apresentação de trabalhos em salões de iniciação científica, em congressos/seminários nacionais e internacionais.

          Projetos

           

           
        • 03/10/2017
          13h25
          Notícia

          Apresentação

          Mestrado e Doutorado em Administração

          Área de Concentração: Gestão Organizacional

          A área de concentração é caracterizada pelo desenvolvimento de pesquisas para a produção de conhecimentos em Administração como suporte ao estudo das organizações (públicas, privadas e terceiro setor), às interações entre as organizações e seu ambiente, e às diferentes tecnologias e ferramentas utilizadas para a gestão.  

          Linhas de Pesquisa

           1. Estratégia, Empreendedorismo e Controle Gerencial - Os estudos vinculados à esta linha de pesquisa envolvem investigações realizadas com vistas à análise das organizações, às oportunidades de mercado e de formação profissional, a partir de diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas, tratando de temas como: estudos organizacionais, gestão social, relações de trabalho, gestão de pessoas, competências e aprendizagem organizacional, empreendedorismo, gestão do turismo, marketing, estratégia e finanças.

           2. Gestão da Tecnologia e Inovação - Os estudos vinculados à esta linha de pesquisa envolvem diferentes tecnologias, procedimentos e ferramentas aplicadas ao desenvolvimento e à gestão das organizações, envolvendo temas como: gestão da Tecnologia da Informação (TI), gestão da inovação, gestão do conhecimento, processo decisório e apoio à tomada de decisão, controle gerencial, operações logísticas e processo de inovação na cadeia produtiva. São considerados escopos dessa linha também a discussão de pesquisas e de práticas sobre a concepção, avaliação e implementação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental.

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