Histórico do Curso

A proposta para a criação do Curso de Mestrado em Administração surgiu com a evolução do quadro de professores efetivos (doutores e com dedicação exclusiva) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da FURG (ICEAC/FURG) e de outros docentes da Universidade (EENF, EE, ICHI, EQA) e universidades vizinhas (UFPEL) que vêm trabalhando com temas de pesquisa, ligados à Administração nos locais onde atuam.

O grupo de docentes que faz parte do programa possui experiência no ensino, na coordenação e colaboração conjunta em vários projetos de pesquisa, em orientação, além de apresentarem uma produção científica diversificada e relevante para a área, publicada em diferentes meios científicos. Apresenta uma mescla de professores experientes (em termos de tempo de docência e pós-graduação, experiência em cargos e funções administrativas, além de terem se doutorado há mais tempo) e outros recém-doutores (formados recentemente em diferentes e conceituados programas de pós-graduação, em sua grande maioria em Administração), e que forma um grupo rico em diversidade de formações, escolas e experiências acadêmicas e de vida.

Dentre os assuntos estudados pelo grupo de docentes, destaca-se o estudo de práticas gerenciais, inovação, adoção e uso de tecnologias emergentes, processo decisório, produtividade de software, sustentabilidade, simulação e análise de eficiência, controle gerencial e governança, informação, aprendizagem organizacional, gestão de competências, subjetividade e saúde no trabalho, sofrimento moral, autogestão e gestão social, comportamento do consumidor, marketing de serviços, e satisfação e lealdade de clientes. Esses estudos vêm sendo desenvolvidos nos mais variados setores econômicos, destacando-se: o hospitalar, o de transportes, o industrial, o naval, o turismo, o setor de bibliotecas, a educação, o setor público, o varejo, a micro e pequena empresa e o setor pesqueiro e agrícola.

Laboratórios para pesquisa

O Curso de Mestrado em Administração funcionará nas instalações do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/FURG), localizado no Pavilhão 4, do Campus Carreiros. O curso terá a sua disposição salas de aula, equipadas com ar condicionado, quadro branco, microcomputador, data show para projeção e pontos de internet. Cada sala tem capacidade para 45 alunos, devidamente sentados.

O curso conta com uma Secretaria Administrativa localizada no próprio Pavilhão 4, além do apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, localizada no prédio da Reitoria desta Universidade. O PPGA/FURG possui ainda dois (02) auditórios (salas 4110 e 4116) com capacidade para 100 pessoas sentadas em cada um deles e um (01) miniauditório com capacidade para 30 pessoas sentadas. Os auditórios apresentam boa iluminação natural e artificial com sistema de ar condicionado. Possuem recursos audiovisuais adequados para as atividades a serem desenvolvidas pelo Programa e também estão localizados no Pavilhão 4 do Campus Carreiros.

Em termos de recursos de informática, o PPGA/FURG disponibiliza aos professores e alunos dois (02) laboratórios de informática com 59 microcomputadores (36 computadores na sala 4103 e 23 computadores na sala 4221), com acesso a internet, impressora, quadro branco, ar condicionado e data show. Os dois (02) laboratórios de informática estão localizados no Pavilhão 4 (Campus Carreiros), mesmo pavilhão onde serão ministradas as aulas do mestrado. Todas as salas de permanência dos professores do programa de mestrado, também, são equipadas com microcomputadores individuais, internet e impressora. As salas ficam no Pavilhão 4.

Além dessas dependências, o Curso de Mestrado possui outros dois (02) laboratórios, equipados com computadores e mobiliário, onde estão alocados os grupos de pesquisa dos professores do Curso (NUTEP, NUPER e LabSADi). Cada laboratório possui 2 (02) salas, uma equipada com computadores (distribuídos no entorno da sala) à disposição dos alunos e bolsistas, e a outra específica para reuniões, discussões dos pesquisadores e orientações (com capacidade para até 8 pessoas).