1. Disciplinas obrigatórias
1.1 Métodos Quantitativos em Administração
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Aplicação de métodos quantitativos em pesquisas de Administração. Noções de Amostragem e inferência estatística. Principais testes paramétricos e não paramétricos. Medidas de Confiabilidade de dados de questionários e surveys. Técnicas de análise multivariada: Análise de Componentes Principais; Análise Fatorial; Análise de Conglomerados; e Regressão Múltipla. Distribuição Normal multivariada. Análise de tabelas de contingência. Utilização de pacotes estatísticos.
1.2 Teorias Organizacionais
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Formas de estudo de organizações: teorias, metáforas, conversações. Teorias de Gestão das Organizações; Perspectiva estrutural-funcionalista: análise de organizações formais. Organização e Ambiente: sistemas, contingência, ecologia, instituições e dependência de recursos e custos de transação. Paradigma interpretativo de análise: organizações como processos, culturas e discursos. Paradigma Crítico: organização como poder e dominação; outras configurações organizacionais e a perspectiva dos autores brasileiros.
1.3 Metodologia de Pesquisa em Administração
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Natureza do pensamento científico. Pressupostos ontológicos e epistemológicos. Paradigmas de pesquisa. Tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Administração.
1.4 Seminários de Pesquisa em Administração I
Carga Horária: 15
Créditos: 1
Ementa: A pesquisa na formação do mestre em Administração. A dissertação de mestrado: conceito, características, funções e procedimentos. Processo geral de pesquisa e construção do projeto. Análise de propostas em desenvolvimento.
1.5 Elaboração do Projeto de dissertação
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Elaborar projeto de dissertação de mestrado.
1.6 Elaboração da Dissertação de Mestrado
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Elaborar dissertação de mestrado para qualificação e defesa através de banca examinadora.
2. Disciplinas eletivas
2.1 Gestão de Pessoas
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Ambiente organizacional. Gestão estratégica de pessoas. Práticas coletivas de gestão de pessoas. Gestão por competências. Visão dinâmica (processual) e a importância da interação na consolidação das competências. Conceitos, princípios e práticas acerca de processos de Aprendizagem Individual e Coletiva.
2.2 Estratégia e Competitividade
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Perspectiva histórica e conceitos. Opções estratégicas a partir da análise dos ambientes externo e interno. Posicionamento estratégico. Criação e Sustentação das posições competitivas. A cadeia de valor. O processo de formulação estratégica. Implementação da Estratégia. Monitoramento e Medição de Desempenho Competitivo.
2.3 Comportamento do Consumidor
Carga Horária: 30
Créditos: 2
Ementa: O processo de tomada de decisão de compra. Fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o comportamento do consumidor. Métodos de pesquisa em comportamento do consumidor. O comportamento do consumidor em contextos específicos. O consumidor pós-moderno.
2.4 Teoria e Prática do Ensino Superior
Carga Horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Educação superior: formas de organização e fundamentos. Indissociabilidade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Trabalho e saberes docentes. Ensino e aprendizagem. Elementos do processo didático: currículo, planejamento, conteúdos, metodologias e avaliação. Educação a distância. Uso de tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem.
2.5 Relações de Trabalho
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: O trabalho e seu significado para o indivíduo. Dimensões de análise do fenômeno do trabalho. Relações de trabalho e de emprego: análise das relações de poder entre Estado, organizações e trabalhadores. Papel do Estado nas relações de trabalho. Conflitos e negociações inerentes ao trabalho. Reestruturação produtiva e seus impactos para as relações de trabalho e emprego. Flexibilização do trabalho e suas implicações.
2.6 Administração de Marketing
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Marketing mix: planejamento, organização, ações e controle de marketing. Clientes, produto, preço, distribuição e comunicação. Administração de Marketing contemporâneo: branding, posicionamento e reposicionamento. Teoria e prática em Marketing: uma visão crítica. Marketing social e de instituições sem fins lucrativos. Marketing no setor público. Marketing e sustentabilidade.
2.7 Controle Gerencial
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Concepção de contabilidade gerencial e financeira. Contabilidade gerencial, controle gerencial e controladoria. Estado da arte da área de controle gerencial. Diferentes necessidades na área de pesquisa. Questões qualitativas e estruturais do sistema de informações gerenciais. Modelos de controle gerencial. Estrutura de atributos de controle gerencial. Teorias de base que sustentam a pesquisa na área (teoria da agência, teoria da estruturação, resources based view, teoria da contingência, abordagem da configuração, teoria institucional, behavioral accounting, poder no ambiente de controle gerencial, teoria dos stakeholders, grounded theory).
2.8 Sociedade, Estado e Mercado
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: O fenômeno organizacional nas sociedades tradicionais e modernas. A emergência do mercado enquanto sistema. As relações Estado-Sociedade. As relações organizacionais: indivíduos, multidões e organizações sociais; identidade, solidariedade e organização; participação e autogestão; movimentos sociais e mobilização social; sociedade civil e espaços públicos; gestão social e território.
2.9 Sistemas de Informação nas Organizações
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Estado da arte da área de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Organizacionais e Interorganizacionais. Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais das Tecnologias de Informação e Comunicação. Gestão da Informação. Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Governança de TI. Gestão de TI. Sustentabilidade e TI Verde.
2.10 Pesquisa em Sistemas de Informação
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Considerações epistemológicas e metodológicas da pesquisa em Sistemas de Informação. Tipos de investigação em Sistemas de Informação: exploratória, descritiva, correlacional e explicativa. Métodos de pesquisa e sua utilização em Sistemas de Informação: pesquisa survey, método experimental, estudo de eventos, métodos qualitativos, abordagem multimétodos, pesquisa operacional. Desenvolvimento de modelos de mensuração e modelos causais em pesquisas sobre Sistemas de Informação.
2.11 Tópicos Especiais em Administração I
Carga Horária: 15
Créditos: 1
Ementa: Discussão de temas emergentes de pesquisa em Administração. Participação de professores convidados. Apresentação e discussão de projetos na área de Administração.
2.12 Produção do Conhecimento Científico
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Evolução dos estudos teóricos e práticos sobre a produção do conhecimento científico. Métricas da informação. Origem e Conceitos. Aplicação das métricas da informação. Webometria, cientometria, bibliometria, informetria, cibermetria. Investigação das abordagens dos estudos quantitativos. Principais leis.
2.13 Pesquisa Operacional
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Teoria clássica da otimização. Modelos determinísticos e probabilísticos de decisão. Análise de Decisão Multicritério. Teoria dos Jogos. Sistemas de filas. Modelagem por simulação. Cadeias de Markov.
2.14 Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: A logística na cenário mundial. Análise e Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos. Logística de Suprimentos e relação fornecedor-comprador. Logística da Produção, mapeamento de processos, planejamento da produção, medidas de desempenho e logística interna. Logística da Distribuição, armazenagem, manuseio e modais de distribuição. Planejamento, modelagem e otimização da rede logística. Custos associados à rede logística. Governança de cadeias de suprimentos. Tópicos atuais em logística.
2.15 Gestão da Inovação
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Inovação: definição, tipos, processo e difusão. Gestão para a inovação. A Inovação como um Processo de Gestão. Gestão da Inovação e a Estratégia, Sistemas de Inovação. Paradigmas tecnológicos, Capacidade de Inovação. Sistema de Gestão da Inovação na Empresa. Estabelecendo vínculos externos eficientes. O Processo de Desenvolvimento de Produto. Técnicas e Ferramentas de Gestão da Inovação. Indicadores de Inovação. Redes de Inovação. Interação Universidade-Empresa. Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Arranjos Produtivos Locais (APL): Dinâmica competitiva e o papel das instituições nos arranjos produtivos locais.
2.16 Estágio Docência
Carga Horária: 30
Créditos: 2
Ementa: estágio docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação, sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social (Portaria nº 052/02 da CAPES).
2.17 Desenvolvimento de Operações Sustentáveis
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Ideação baseado em Design Thinking, translado de requisitos em requisitos técnicos de produto-serviços na lógica integrada do Product Service System (PSS). Tipologia de PSS. Produção Mais Limpa (P+L). Desdobramentos de Requisitos baseado nas matrizes de qualidade e de processos do QFD - Desdobramento da Função Qualidade. Inovação em Processos Produtivos.
2.18 Métodos Qualitativos Aplicados à Administração e Contabilidade
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Identificação do campo da pesquisa qualitativa em Contabilidade e Administração. Confiabilidade e validade em pesquisas qualitativas. Técnicas de pesquisa para a significação, compreensão e descrição de elementos históricos, sociais, acadêmicos, profissionais e mercadológicos relativos à Administração e às Ciências Contábeis. Projeção do futuro da pesquisa qualitativa em Contabilidade e Administração em suas técnicas emergentes.
2.19 Teoria de Finanças
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Mercados Financeiros, Consumo, Investimento e Diversificação. Modelos de Equilíbrio e Avaliação de Ativos Financeiros. Hipótese de Mercados Eficientes. Estrutura de Capital. Teoria da Agência e Implicações para a Estrutura de Capital. Política de Distribuição de Resultados.
2.20 Finanças Corporativas e Tópicos em Governança
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: A tomada de decisão empresarial. Fundamentos de finanças corporativas. Teoria da Informação e Assimetria Informacional. Aspectos Gerais sobre Governança Corporativa. A Governança Corporativa no Brasil. Tópicos Especiais de Governança Corporativa.
2.21 Marketing de Serviços
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Evolução dos serviços e sua relevância na sociedade e economia. Comportamento e interação do consumidor em encontros de serviços. Inovação e interação no desenvolvimento de novos serviços. Qualidade do serviço presencial e online. Papel das pessoas e ambiente nas interações de serviços. Falha e recuperação de serviços. Lógica de serviço dominante e cocriação de valor. O papel da tecnologia no ambiente de serviços.