Autor: Paola da Silva Brito (Currículo Lattes)
Resumo
Startups são empresas com forte apelo à inovação e à tecnologia, atuando em contextos de alta incerteza e transformação, enfrentando desafios significativos para conseguir tomar decisões assertivas e ter um crescimento saudável. Nesse contexto, a utilização de KPIs torna-se uma ferramenta essencial para monitorar, avaliar e orientar decisões estratégicas. Assim o presente estudo aborda o tema da gestão por resultados em startups através de KPIs, tendo como objetivo principal propor um modelo de gestão por resultados para startups por meio de KPIs. Para isto, este trabalho se propôs a: (i) identificar na literatura, quais são os KPIs utilizados para gestão por resultados; (ii) definir quais KPIs são relevantes para a gestão por resultados de startups; (iii) Elaborar um conjunto de orientações para a aplicação dos KPIs ,considerando o contexto de startup. O método de pesquisa utilizado foi o Design Science Research sendo este a base para as etapas desenvolvidas. Este estudo visa suprir uma lacuna significativa na literatura em relação a ausência de frameworks adequados para a gestão por resultados em startups, para isso foram mapeados e categorizados KPIs a partir de uma revisão sistemática da literatura e estudos de validação com especialistas. Ademais, este estudo agrega contribuições práticas ao propor um modelo de gestão por resultados adaptado à realidade das startups, oferecendo uma ferramenta prática de monitoramento e gerenciamento de progresso, desenvolvido especialmente para ser usado no dia a dia das empresas e auxiliar na evolução das mesmas.