Autor: Darel Chris Daudet Mavoungou (Currículo Lattes)
Resumo
O século 21 se destaca pela dominação das tecnologias da informação e de comunicação (TIC). Nas instituições de ensino superior, os docentes estão começando a usar cada vez mais os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no ensino. Essa constatação leva a questionar os fatores que influenciam a sua aceitação por parte dos usuários (docentes), ainda que a problemática de analisar o modelo de aceitação da tecnologia (TAM) não seja recorrente no continente sul-americano, como mostra o estudo de Baki, Birgoren e Aktepe (2018). Consequentemente, o objetivo desta pesquisa é investigar os fatores que influenciam a aceitação das TICs, especialmente o AVA, no curso de Administração por parte dos docentes de instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul. Se tratou de um estudo de caráter exploratório-descritivo, realizado por meio de uma pesquisa survey, seguida de algumas questões qualitativas. Para tal, foram utilizados os softwares SPSS e SmartPLS-SEM, o qual auxiliou nas etapas de validação e análise do modelo estrutural. Já na parte qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo baseada na frequência, como recomenda Bardin (2010, p. 280). A amostra é formada por 118 docentes de 26 diferentes instituições localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Brasil), que oferecem o curso de graduação em Administração. O estudo explorou as variáveis do modelo TAM, desenvolvido por Davis (1989), sendo elas: a Utilidade percebida (UP); a Facilidade de uso (FU); a Atitude em Relação à Tecnologia (ART) e a Intenção Comportamental (IC), sendo incluídas ao modelo algumas variáveis externas, baseadas nas mais conceituadas teorias encontradas na pesquisa de Abdullah e Ward (2016), a saber: Autoeficácia (AE); Normas subjetivas (NS); Satisfação Percebida (SP); Ansiedade com o Computador (AC); e Experiência (EX). Identificou-se que a utilidade percebida é a variável que mais influencia os docentes pesquisados quanto a sua intenção de utilizar o AVA, sendo seguida pela sua atitude (positiva ou negativa) em relação à tecnologia. Além das variáveis endógenas do modelo TAM, a satisfação percebida e a autoeficácia dos docentes do curso de Administração das universidades pesquisadas mostraram-se como os principais preditores da utilidade percebida e da facilidade de uso do AVA. Já as normas subjetivas, a experiência e a ansiedade com o uso do computador não demostraram influência significativa no modelo testado.