Autor: Daiane de Carvalho Madruga (Currículo Lattes)
Resumo
A gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas que alia o desenvolvimento individual ao alcance dos objetivos institucionais e sua introdução na administração pública se deu por meio da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Desde então, além das instituições federais, universidades estaduais também estão aderindo ao modelo, como é o caso da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Em razão disso, o principal objetivo desta pesquisa é analisar como os planos de capacitação e desenvolvimento de servidores(as) do quadro técnico e de apoio administrativo são promovidos na Uergs. O modelo de competências tem como base o desenvolvimento e a mobilização de três elementos de forma conjunta e sinérgica: conhecimento, habilidades e atitudes. Essa abordagem compreende desde o desenvolvimento de competências individuais, passando pelas coletivas até que se atinja as competências organizacionais. Para que isso ocorra, a operacionalização da gestão por competências parte da estratégia organizacional e do mapeamento das competências existentes e necessárias para que se atinja os objetivos estratégicos. Com base nisso é que são definidos os planos de desenvolvimento de competências. A fim de descrever a experiência da Uergs, esta pesquisa adota a estratégia de estudo de caso, tendo como fontes relatórios, questionários e uma entrevista. Com isso, verificou-se que a Uergs conta com um mapeamento de competências em três níveis: organizacional, funcional e individual que, desde a sua elaboração, em 2017, não foi atualizado, mas ainda orienta as decisões da Universidade com relação aos temas das ações de capacitação e desenvolvimento. O principal evento de capacitação e desenvolvimento promovido pela Uergs é a Semana do Funcionário(a) Público(a) e, recentemente, a Universidade passou a buscar palestrantes internos entre os(as) servidores(as) do quadro técnico e de apoio administrativo.