Dissertação - Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas last mile

Autor: William Vaz Kila (Currículo Lattes)

Resumo

Na contemporaneidade, uma etapa em especial do varejo eletrônico tem chamado atenção. Esta refere-se à entrega last mile (última milha), que compreende o transporte de mercadorias para o destinatário final. Essa etapa é de extrema relevância e decisiva para a experiência do consumidor, pois é quando este poderá verificar em que condições chegou sua mercadoria. Para mais, os consumidores progressivamente demonstram preocupações com questões ligadas à sustentabilidade social da cadeia logística. Nesta conjuntura, se faz necessário analisar o efeito da divulgação das atividades de monitoramento do fornecedor (AMF) na intenção de compra e confiança dos consumidores do varejo eletrônico no contexto das práticas de sustentabilidade social na logística last mile. Para esse propósito, foi realizado um experimento baseado em cenário, que por meio de dramatização de situações complexas, verificou como os compradores são influenciados pela divulgação das AMF dos varejistas eletrônicos. A coleta de dados, foi realizada por meio de vinheta composta em módulo comum e desenho fatorial 2x2 (varejista eletrônico que divulga suas AMF x não divulga) x (varejista que possui relação com seu fornecedor last mile com foco no curto prazo x foco no longo prazo) entre os sujeitos. Os dados foram analisados por meio da regressão múltipla com a macro Process. A pesquisa visa corroborar com a literatura ao analisar o efeito da divulgação das AMF na intenção de compra e confiança do consumidor final. Além disso, a pesquisa amplia as realizadas anteriormente ao verificar o papel moderador das práticas de relacionamento entre varejistas e seus fornecedores last mile. Deste modo, a pesquisa identificou que quando o varejista eletrônico divulga as AMF no que diz respeito a responsabilidade social de seu transportador last mile este auferi elevação na confiança do consumidor. Tais achados ratificam estudos anteriores que identificaram a confiança como predecessora da intenção de compra. Ademais, o estudo sugere que a divulgação das AMF aufere ganhos significativos para a cadeia logística ao promover a satisfação do consumidor; além do mais, corrobora com evidências empíricas de que os consumidores desejam produtos feitos de forma sustentável. Por conseguinte, espera-se que os resultados aqui obtidos auxiliem gestores e pesquisadores ligados as temáticas de Gestão de Operações e Logística, principalmente no que concerne aos assuntos relacionados ao varejo eletrônico e à sustentabilidade social nas entregas last mile.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Comércio eletrônicoVarejoConsumidorSustentabilidade socialConfiança do consumidorIntenção de compraCadeia logísticaEntregas last mile