Dissertação - A influência da cultura organizacional sobre o comportamento de cidadania organizacional e sua relação com a qualidade assistencial

Autor: Wilson Oliveira Junior (Currículo Lattes)

Resumo

A percepção de uma sólida cultura organizacional agrega valor positivo ao bom desempenho da mesma, aumentando o senso de pertencimento e compromisso de seus membros, ampliando a produtividade. Assim como, o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) tem sido visto como um comportamento essencial para eficácia e o sucesso organizacional. Por apresentar um comportamento espontâneo e inovador, é considerado como um importante elemento ao desempenho no trabalho, contribuindo para que as organizações sejam eficazes. Frente a necessidade crescente de serviços de saúde durante a pandemia do Corona Vírus, cada profissional em sua área de atuação foi essencial para o enfrentamento desse desafio, seja na assistência direta ou na pesquisa, contribuindo para a análise de qualidade no âmbito hospitalar. Uma boa cultura organizacional pode aumentar o senso de pertencimento e compromisso dos membros da organização, gerando potenciais que podem ser explorados além da capacidade de trabalho demandada para uma atividade, gerando assim maior qualidade percebida. Logo, este trabalho teve como objetivo explorar a relação entre os conceitos, investigando a influência da cultura organizacional sobre a relação entre comportamento de cidadania organizacional e a qualidade assistencial, junto a colaboradores das áreas médica, enfermagem e apoio assistencial de diferentes unidades hospitalares. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, concretizada por meio de uma survey, junto a colaboradores das áreas citadas de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH. De forma a alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a escala desenvolvida por Rego (1999, 2002), para o conceito de CCO, o método OCAI, de Cameron e Quinn (1999), para identificar a cultura organizacional e escala adaptada do estudo de Donabedian (1992) para percepção da qualidade assistencial. Os dados foram analisados por meio do método de Partial Least Squares (PLS), através do software SmartPLS®. Como resultado, percebeu-se a predominância da cultura organizacional do tipo hierárquica em todos os hospitais pesquisados e a influência desta na relação entre os comportamentos de cidadania organizacional e qualidade assistencial ao confirmar a presença das dimensões Conscienciosidade e Espírito de Iniciativa. Em paralelo, a qualidade assistencial foi percebida com destaque sobre o conhecimento técnico da equipe e seu respeito aos princípios éticos. Espera-se que os resultados encontrados orientem os gestores da área da saúde na formulação de estratégias para mobilização das equipes quanto as dimensões que apresentaram resultado negativo e que motivem novas pesquisas sobre a temática estudada.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Comportamento da empresaAssistência (Comportamento social)Cultura organizacional