Dissertação - Danos na dimensão social afetam a culpa e a confiança dos profissionais de compras? Uma análise da decisão pela continuidade de fornecedores após interrupção de fornecimento

Autor: Larissa Oliveira de Otero (Currículo Lattes)

Resumo

As situações de interrupção de fornecimento em cenários de crise são eventos imprevisíveis e podem trazer inúmeros impactos para as cadeias de suprimentos e para a sustentabilidade social das organizações. O Covid-19 foi apenas mais um exemplo, quando foi caracterizado pela OMS como uma pandemia. Para conter o surto, várias empresas, restaurantes, escolas fecharam e a consequente crise econômica desafiou as companhias a seguirem produtivas e rentáveis. Nesse período, as cadeias de suprimentos se mostraram frágeis, a sustentabilidade social relacionada às condições de trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores ficou em segundo plano, as relações entre compradores e fornecedores foram abaladas, as emoções sentidas pelas pessoas influenciaram ainda mais em suas decisões e julgamentos e o impacto no lucro e o risco de fornecimento de componentes e bens manufaturados se tornaram o foco das empresas, quando os produtos começaram a faltar devido às diversas interrupções de fornecimento. Nesse contexto, este trabalho analisou se após uma interrupção de fornecimento, a decisão pela continuidade de um fornecedor pode ser influenciada pela culpa e pela confiança experimentadas pelos profissionais de compras, considerando que estas emoções foram motivadas por danos na dimensão social da sustentabilidade relacionados às atitudes da firma parceira para com seus próprios funcionários. Além disso, a criticidade do item de suprimento, determinada por meio da aplicação da matriz de Kraljic, foi incluída como uma variável moderadora, a fim de testar a sua influência entre os danos na dimensão social e a experiência das emoções da culpa e da confiança. Para isso, foi desenvolvido um experimento baseado em cenários com quatro versões da vinheta descritiva que simulavam situações do cotidiano da díade comprador - fornecedor e uma situação de interrupção de fornecimento no cenário da pandemia do vírus Covid-19. A amostra de 162 pessoas foi formada por profissionais de compras contatados por meio da rede social profissional denominada de LinkedIn. A coleta de dados ocorreu com o auxílio de um questionário online desenvolvido na plataforma SurveyMonkey. Para análise dos resultados e cálculos estatísticos foi utilizado o software SPSS versão 24.0 e para a realização da análise de regressão múltipla foi utilizada a macro Process. Os resultados confirmaram que quando um fornecedor não se mostra preocupado com a dimensão social da sustentabilidade, a culpa experimentada pelo profissional de compras que realiza negócios com esta organização aumenta e a confiança diminui, após uma situação de interrupção de fornecimento. Foi ainda confirmado que quando ocorre uma interrupção de fornecimento de um item de suprimento estratégico, o efeito dos danos na dimensão social potencializa a emoção negativa da culpa experimentada pelo profissional de compras. No que tange à emoção positiva, o presente estudo observou que não importa se o item de suprimentos faz parte do quadrante estratégico ou do quadrante não-crítico para que a confiança experimentada pelo comprador frente ao fornecedor seja impactada negativamente, quando ele causa uma interrupção de fornecimento acompanhada de danos na dimensão social da sustentabilidade. Além disso, foi confirmado que a culpa sentida pelo profissional de compras afeta negativamente a decisão de manter o fornecedor como uma firma parceira após a interrupção de fornecimento. Por outro lado, a confiança afeta positivamente a decisão pela continuidade do fornecedor. Adicionalmente, foi identificado que não existe um efeito direto e significante da dimensão social na decisão pela continuidade do fornecedor, porém foi constatado que a culpa e a confiança medeiam o efeito de danos na dimensão social na decisão pela continuidade do fornecedor. Teoricamente, o estudo contribui para a literatura da Teoria da Avaliação ao demonstrar que as pessoas avaliam as situações a que são expostas e exibem reações emocionais diferentes dependendo da forma como identificam se a situação lhes causou algum prejuízo ou benefício e com a literatura da Teoria emergente do Gerenciamento de Operações Comportamentais ao evidenciar que as preferências sociais, o comportamento e as emoções são capazes de influenciar os julgamentos e as decisões tomadas pelas pessoas quando expostas a cenários complexos. De maneira gerencial, este estudo expõe para as organizações que elas precisam prestar atenção especial às experiências emocionais de cada membro em tempos difíceis e espera estimular o engajamento em cadeias de suprimentos socialmente responsáveis, estimulando a seleção de fornecedores sustentáveis e as compras socialmente responsáveis.

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Palavras-chave: AdministraçãoEmoçõesCompradoresFornecedoresMatriz de KraljicGerenciamento de operações comportamentaisExperimento baseado em cenário