Dissertação - Limites e possibilidades no processo de deliberação e participação em uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autor: Thamara Luiza da Costa (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação busca discutir os limites e possibilidades da gestão democrático participativa na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sob a perspectiva da caracterização do modelo de deliberação na universidade e o mapeamento dos conselhos e espaços de participação que compõem a universidade. É um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, cujo objeto de análise é a universidade. Em relação ao instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com os participantes do Conselho Universitário. O método para analisar os dados coletados foi a análise de conteúdo baseada em Bardin (2011), considerando quatro etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação dos resultados. A pesquisa atual foi motivada por um estudo realizado anteriormente pelos pesquisadores, sobre um conselho municipal, na cidade de Rio Grande, em que a sociedade civil apresentava uma atuação pouco efetiva. Com base a esses resultados, questionou-se como esse processo se dá numa universidade pública: É de fato democrático-participativo ou a realidade encontrada anteriormente se repete no âmbito federal? A participação nas instituições universitárias é um conceito multidimensional que envolve espaços políticos, acadêmicos, culturais, esportivos e cooperativos (VIRGILI LILLO; GANGA CONTRERAS; FIGUEROA AILLAÑIR, 2015). Por um lado, está formada por todas ações relacionadas às ações de associação a outras pessoas em situações e processos com objetivos finais claros e conscientes, tanto para ela, quanto significativos para o sistema social.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: DemocraciaDeliberaçãoParticipaçãoProcessos decisóriosUniversidadeGestão democráticaInstituições de ensinoInstituições de ensino superiorSistema socialUniversidade Federal do Rio Grande (FURG)Rio Grande (RS)