Autor: Elisa Cordeiro Bastos (Currículo Lattes)
Resumo
Diversos estudos no Brasil já abordaram a questão da interação-universidade empresa (IUE), mas pesquisas que relacionem as três medidas canais, drivers e benefícios da IUE, a partir da percepção dos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq, ainda é um tema que precisa ser mais explorado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação existente entre os canais, direcionadores e benefícios da interação universidade-empresa no Brasil, percebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq. Para atingir o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa Survey e a mesma foi aplicada aos líderes de grupos de pesquisa no Brasil que declararam possuir relações de parcerias. O instrumento para coleta de dados foi um questionário próprio encaminhado via endereço eletrônico (e-mail), com dados obtidos pelo sítio eletrônico do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP). Foram encaminhados 10.665 e-mails e obteve-se um total de 2.237 respostas. Dentre as respostas obtidas, alguns filtros foram aplicados de forma que restassem apenas respostas de grupos de pesquisa vinculados a instituições com a lógica do ensino superior, que possuem relações de parcerias com empresas com a lógica do direito privado. Assim, a amostra desta pesquisa contou com 737 respondentes. A partir da análise dos dados coletados foi possível identificar a divisão de três constructos aqui estudados (canais, drivers e benefícios) em fatores, os quais se mostraram consistentes e serviram de base para as demais análises (regressão e correlação). Dentre os principais resultados desta pesquisa, pode-se destacar a identificação dos principais canais de IUE no Brasil (relações informais, reuniões, seminários, workshops, encontros, conferências ou exposições; projetos, colaborações ou contratos de pesquisa; relatórios científicos ou publicações conjuntas com empresas; treinamentos e consultorias), os principais direcionadores (drivers) da IUE no Brasil (realizar pesquisa e desenvolvimento (P&D); promover inovação; alcançar recursos financeiros; receber insumos para as pesquisas e obter experiência (prática)) e os principais benefícios da IUE no Brasil (experiência prática ou aprendizado para os membros do grupo de pesquisa; insights ou novas ideias para pesquisas; resolução dos problemas do parceiro (empresa); publicações de trabalhos, teses ou dissertações e acesso a novas redes e novos projetos de pesquisa), utilizados e/ou percebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq. Além disso, a relação existente entre os direcionadores de IUE percebidos pelos respondentes nos diferentes canais de IUE utilizados ou vivenciados pelos mesmos foi verificada. E ainda a relação existente entre esses canais e os diferentes benefícios percebidos da IUE. As correlações dos fatores estudados foram analisadas, estas resultaram em relações positivas, fracas a moderadas. As hipóteses deste estudo testaram o efeito positivo de relação entre os fatores estudados, e todas as hipóteses propostas foram aceitas. A partir dos resultados obtidos, o modelo de IUE proposto entre os constructos canais, drivers e benefícios foi reformulado, e apresentado com as relações entre os fatores de cada um dos constructos iniciais, a saber: driver oportunidades, driver recompensas, driver status, canal comercial, canal tradicional e benefícios. Por fim, este estudo traz contribuições para a área e para os formuladores de políticas públicas, e ainda algumas limitações e questões para pesquisa futura.