Autor: Arthur Giacobbo Brandão (Currículo Lattes)
Resumo
As transações são importantes para as firmas. Os tipos de inovação existentes têm negligenciado um tipo de inovação: a inovação transacional. Parte-se da integração de dois paradigmas (inovação e custos de transação). O objetivo desta dissertação é analisar as inovações transacionais presentes em fintechs do mercado brasileiro. O método selecionado para tal tarefa apresenta-se o estudo de casos múltiplos com coleta de dados por meio de análise documental e observação participante. O objeto de estudo selecionado foi o setor das fintechs da categoria digital banking. Dentre os resultados, encontraram-se três inovações transacionais introduzidas no mercado pelas fintechs: abertura de conta remota, emissão de boleto e ausência de cobrança de anuidade do cartão. Ao longo do trabalho, observou-se que duas variáveis foram otimizadas por parte das fintechs: tempo e dinheiro. Portanto, entende-se que inovação transacional emerge da identificação de lacunas transacionais do mercado - o que requer uma capacidade transacional desenvolvida.