Autor: Tiago Machado Castelli (Currículo Lattes)
Resumo
A busca pelo conhecimento move a teoria e a prática no campo do saber. Em um tempo em que as organizações percebem o importante papel das pesquisas científicas, um tema há anos em destaque é a "Avaliação de Desempenho". Nos últimos tempos, houve um aumento de situações complexas e de difícil entendimento na sociedade organizacional, assim, o interesse sobre esse tema se intensificou na comunidade científica, entretanto apesar da relevância, questionou-se a contribuição teórica desses estudos. Mediante essas observações, o Laboratório de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão - LabMCDA, desenvolveu um processo estruturado de revisão para o tema "Avaliação de Desempenho", o Knowledge Development Process - Constructivist (Proknow-C). As possibilidades de pesquisa para a área pelo desenvolvimento do método incitaram o objetivo proposto nessa pesquisa de elaborar uma revisão integrativa para analisar a metodologia de pesquisa Knowledge Development Process - Constructivist (Proknow-C) à luz da Avaliação de Desempenho Organizacional. Para a concretização do objetivo selecionou-se um fragmento da literatura representativo e alinhado com o tema proposto, composto por 99 publicações. O emprego de estatísticas descritivas sobre o Portfólio Bibliográfico selecionado teve o objetivo de sintetizar a metodologia Proknow-C, e a realização de uma análise sistemática propiciou integrar o conhecimento sobre o Proknow-C e sobre as suas contribuições ao tema da Avaliação de Desempenho. No final, a síntese das evidências indica o processo de Proknow-C sendo conduzido nas publicações por meio das etapas definidas pelos fundadores do método. No entanto, pôde-se observar padrões adotados durante o processo, que permitiram novas percepções sobre as etapas do Proknow-C, podendo contribuir ao método no que corresponde a sua estrutura, tornando-o mais conciso e agregando ao rigor científico do seu processo. Espera-se que com as contribuições levantadas, possa-se seguir estimulando o desenvolvimento de pesquisas com o Proknow-C como instrumento de intervenção, construindo um conhecimento relevante e de reconhecimento científico para a área da Avaliação de Desempenho.