Autor: Alini Gomes Ferreira (Currículo Lattes)
Resumo
A fim de sobreviver ao ambiente organizacional dinâmico e cada vez mais competitivo, as empresas buscam aperfeiçoar suas práticas gerenciais, necessitando para isso, manter sistemas de controle gerencial que contribuam com esse objetivo. Somado a isso, as organizações demandam comprometimento e padrões de comportamento por parte de seus colaboradores, que permitam que suas estratégias sejam adequadamente implementadas. Dessa forma, o presente estudo busca demonstrar de que maneira a socialização pode promover mudanças de comportamento e atitude nos indivíduos, com a finalidade de contribuir com o exercício do controle sobre os mesmos e consequentemente com o uso dos seus sistemas de controle gerencial. Para isso, procedeu-se a revisão da literatura a partir dos precursores do tema socialização organizacional (VAN MAANEN, 1996; PASCALE, 1984; JONES, 1986) e a discussão sobre o reflexo deste processo no uso do sistema de controle gerencial sob a perspectiva do modelo das alavancas de controle de Simons (1995). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura em um estudo de caso de uma organização da área dasaúde localizada na Região Sul do Brasil. Sua abordagem é qualitativa e os métodosempregados foram análise documental, observação, observação participante e realização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. A análise dos dados provenientes das entrevistas foi auxiliada pela utilização do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Como resultado observou-se a existência de uma complexa relação entre os elementos presentes na socialização organizacional e as ferramentas dos sistemas de controle gerencial. As diferentes formas de socialização empregadas influenciam a compreensão do indivíduo sobre como deve desempenhar seu trabalho, sendo que grande parte do controle sobre seu o comportamento na organização é resultado direto da maneira pela qual ele é socializado. Dessa forma, concluiu-se que a socialização organizacional pode ser um elemento catalisador do sistema de controle gerencial.